Scroll Top

Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

Reformar e Decorar a casa nova antes ou depois de Casar? Eis a questão!

 

Olá Noivinhas e Noivinhos, o post de hoje é um pouco diferente do que vocês estão acostumados a encontrar por aqui, esse post é mais uma reflexão, pois, quero muito mesmo que vocês pensem nesse assunto. Quisera eu que alguém tivesse me alertado sobre esse assunto antes, eu teria tomado minhas decisões com mais sabedoria.

 

reforma-casal-noivos

 

A Noiva organiza o casamento e o Noivo cuida da casa nova?

É muito comum alguns noivos dividirem as tarefas e a mulher ficar encarregada de organizar o casamento enquanto o noivo fica encarregado de cuidar da casa nova. Boa parte das noivas ficam tão, mas tão empolgadas com o casamento que não querem pensar na casa nova, nos móveis e nem na decoração (apesar de ser uma delícia, né?), boa parte das noivas preferem deixar isso para depois, eu fui uma dessas noivas (quer dizer, mais ou menos, já já explico melhor). Eu estava tão focada na organização do meu casamento que mais nenhum outro assunto era importante, tudo podia esperar, tudo podia ficar para depois, e realmente pode, mas a questão é, será que precisa ficar para depois? Será que não podemos encontrar o equilíbrio?

Vamos combinar que por mais que seu noivo seja dedicado e cuide da casa nova com muito carinho, a casa não será só dele, e se ele tomar as decisões sozinho você pode acabar ficando descontente depois. Gente, na minha opinião isso é terrível, um casal no começo da vida de casados e a mulher descontente com a casa e com as decisões que o marido tomou. Isso pode acabar gerando um stress desnecessário.

Claro que muitos noivos não assumiriam essa bronca sozinhos, e a noiva por estar focada no casamento também não daria tanta atenção a casa nova. Eu e o Ademir nos identificamos com esse cenário, deixamos para cuidar da casa depois que já estávamos morando nela.

Gente, acho lindo e super romântico colocar o amor e o fato de querer estar junto com quem a gente ama acima de tudo. E deixar que o resto seja o resto, que com amor tudo se resolve, e eu realmente acredito que se resolve, mas não é fácil de resolver não. Fazer uma reforma e decidir a decoração de um ambiente são tarefas trabalhosas que demandam tempo, mas quando você mora na casa que está em reforma ou com uma decoração horrorosa, essas tarefas não demandam somente tempo, elas te incomodam, te atrapalham e duram muito mais tempo.

 

Vou exemplificar com o meu caso, ok?

A Minha Saga da Reforma

Eu e o Ademir compramos o apartamento em que moramos hoje antes do casamento, nós já morávamos juntos, mas agora teríamos o nosso próprio lar. Nós ficamos encantados com nosso novo cantinho, a planta do apartamento era ótima, os cômodos espaços, tudo lindo e novinho. Não víamos a hora de nos mudar, sair do apartamento alugado e vir para a nossa casa.

Planejamos nossa mudança e alguns dias antes fizemos uma limpeza no novo ap, durante a limpeza vimos alguns lascas no piso da sala, da cozinha, do banheiro, mas eram lasquinhas tão pequenas e estávamos tão empolgados que não demos a mínima. Mudamos! Viemos de São Paulo para Sorocaba.

Não trocamos o piso, não pintamos as paredes, não trocamos as pias e nem colocamos armários planejados. Não precisava, o apartamento estava novinho, porque deveríamos reformar? Imagina, isso nem passou pela nossa cabeça. Aguentaríamos algumas semanas sem os armários e logo teríamos todos os armários lindos e maravilhosos, e tudo resolvido.

O que acontece é que ignoramos sinais importantes, os pisos colocados pela construtora eram pisos simples com pouca qualidade. Os pisos do banheiro eram brancos, e eu particularmente não sou muito fã. Aquelas lasquinhas já estavam lá tentando nos avisar, mas ignoramos. Pouco tempo depois notamos que o piso estava ficando com alguns riscos, imagine o piso branco do banheiro com riscos, parece que está sujo e por mais que a gente limpe não sai, porque não é sujeira, é risco. Enfim, pouco tempo depois já estávamos descontentes com o piso e para completar alguns pisos começaram a soltar e o cenário ficou pior ainda, fomos procrastinando, afinal, quem quer fazer uma reforma e trocar todo o piso da casa? Nós não queríamos, mas estávamos incomodados. Até que chegou a gota d’água, dois pisos quebraram, saltaram e ficaram em pé… o cenário estava ficando perigoso e tivemos que encarar uma reforma.

Aliás, a reforma está rolando nesse exato momento, enquanto eu escrevo esse post o pedreiro arranca todo o piso da sala. Gente, o transtorno é muito grande e se eu pudesse voltar atrás teria feito as reformas que queria fazer antes de mudar para cá. É claro que acompanhar uma reforma à distância também é complicado, mas eu poderia ter tentado tirar alguns dias de férias para acompanhar, planejado tudo certinho, ou melhor ainda, contratado uma designer de interiores ou uma arquiteta para me auxiliar nessa tarefa. Temos que dar valor a profissão alheia, viu pessoal? Se a profissão existe com certeza tem um motivo para ela existir.

Enfim, agora estou aqui no meio da poeira, com um monte de móveis enfiado no meu quarto, alguns na casa da minha mãe e sem conseguir abrir algumas gavetas, sem contar que mal consigo circular pela casa, rs. Enfim, conforto zero!

 

Conclusão

Então se eu puder te dar um conselho, reforme antes de mudar. Se eu puder te dar outro conselho, se você não tiver tempo ou cabeça para pensar nisso, contrate um profissional para te ajudar. Eu pagaria um bom tanto para não estar vivendo nesse transtorno.

Gente, não estou aqui reclamando, eu estou feliz de poder consertar os problemas que surgiram na minha casa, escolhi um piso lindo para colocar nos quartos e na sala, que fiquei apaixonada e quando tudo estiver pronto vai ser maravilhoso, mas não vou fingir que é tranquilo, que o que importa é que no fim dá tudo certo. Eu sou uma pessoa realista, enxergo o lado positivo, mas enxergo o negativo também. Eu estou aqui para alertar vocês, para fazer vocês pensarem nesse assunto. Vale à pena dar atenção a isso, por mais que você esteja surtando com a organização do casamento, pare para pensar nesse assunto e tome sua decisão com consciência, mesmo que você decida assumir o risco de passar por uma reforma como a que eu estou passando, a decisão será sua.

 

Aproveite esse espaço nos comentários para refletir junto comigo sobre esse assunto, pode comentar, me conte o que você decidiu fazer… se já for casada, conte também o que decidiu e se acertou ou errou na decisão. Quero saber a opinião de vocês! 😉

 

Clique no CURTIR!

Beijosss

Sobre o autor | Website

2 Comentários

  1. Dalila, adorei a postagem! Sou designer de interiores, e meu atendo o público de noivinhos e recém casados… A melhor opção é reformar antes de casar sim, para evitar esses transtornos que você passou… Ótima reflexão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: