Scroll Top

Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

17 Coisas que TODO CONVIDADO de Casamento deveria SABER

 

O período do casamento é um momento de muito stress para os noivos. Não é fácil organizar uma festa tão complexa. Mais difícil do que organizar o casamento em si, é lidar com as pessoas envolvidas, com os convidados. Por incrível que pareça, os convidados é que são responsáveis pela maior parte do stress causado aos noivos. Dá para acreditar? Se eles soubessem a dor de cabeça que algumas de suas ações causam, com certeza pensariam duas vezes.

No artigo de hoje temos 17 indiretas, ou melhor, diretíssimas aos convidados.

Se você foi convidado para um casamento, tome cuidado para não cometer nenhuma gafe. As 17 coisas que mais irritam os noivos estão listadas à baixo. Seja um bom convidado e torne a vida dos noivos mais feliz! 😉

coisas-que-todo-convidado-deveria-saber

 

1. Os Noivos não têm a obrigação de te convidar

Sabe aquela frase que as nossas mães falavam quando íamos bem na prova da escola: “Não fez mais do que a sua obrigação”? Pois é, ela não se aplica ao convite de casamento. Vou contar um segredo, ninguém é obrigado a nada! Repita comigo, “os noivos não têm a obrigação de me convidar para o casamento deles”.

Entenda que na maioria das vezes os noivos não conseguem convidar todos que eles gostariam de convidar. Cada casal define seus próprios critérios na hora de montar a lista de convidados. Aceite a decisão deles.

 

2. Seja grato pelo convite

Partimos da ideia de que os noivos não são obrigados a te convidar, certo? Isso significa que se você for convidado para um casamento você deve agradecer. Sim, agradeça, fique feliz. Lembre-se, os noivos te convidaram para o casamento deles, mesmo sem ter essa obrigação. É uma honra para você ter sido convidado, quer dizer que eles se lembraram e se importaram com você. Além disso, resolveram investir uma boa grana para que você possa desfrutar desse momento ao lado deles.

 

3. Confirme a Presença

Juro que eu não entendo qual é a dificuldade que as pessoas têm em confirmar presença. Recebeu um convite? O convite pede para você confirmar presença? Tem data limite? Então, CONFIRME A PRESENÇA! E confirme até a data solicitada. Não custa nada e você vai perder pouquíssimos minutos da sua vida, isso se chegar em 1 minuto. Pois é, é realmente rápido.

Só para você entender melhor, os noivos não pedem a confirmação de presença porque acham legal, eles têm um motivo para isso. Eles precisam saber o número exato de convidados pelo menos 10 dias antes da data. Isso é importante para organizar o salão, dispondo a quantidade correta de mesas, cadeiras, pratos, etc. É uma forma de todos aproveitarem melhor a festa. Ainda mais importante do que isso é a parte da alimentação. Imagine que um casal convidou 200 pessoas para seu casamento, mas somente 150 poderão ir. Se os noivos pagarem ao buffet pelas 200 pessoas e pedirem para o buffet fazer comida para 200 pessoas, teremos um desperdício de dinheiro e comida. Irão para o lixo 50 pratos de comida, de 25 à 50 quilos de alimentos, tudo porque os convidados não quiseram perder 30 segundos para dizer que não iriam à festa.

 

rsvp-card-04

 

4. Não leve “BICO”!

Se você foi convidado e alguma outra pessoa que você conhece não foi convidada, a outra pessoa não deve ir ao casamento. É bem simples! Vai ao casamento quem tem convite!

Existe um pensamento totalmente deturpado que é assim: “O Tio João não vai ao casamento, então eu posso levar a Aninha, que não foi convidada, afinal, vai sobrar uma vaga”. Gente, pelo amor de Deus, não vai sobrar vaga nenhuma, se a hipotética Aninha não foi convidada, ela não foi convidada e ponto final. Se o Tio João não vai ao casamento, então a lista de convidados diminuiu em 1 número. Quem gerencia a lista de convidados são os noivos e não os convidados. Convidado não convida, quem convida é o anfitrião! Entendido?

Os convidados N-Ã-O gerenciam a lista de convidados! Deixe isso para os noivos!

Qualquer dúvida em relação a lista de convidados, pergunte com antecedência de pelo menos 10 dias. 5 dias antes não é antecedência. Para um casamento, nessa data, já está absolutamente tudo pronto.

 

5. Vista-se BEM! Não use Jeans!

Lembre-se, é um casamento, é uma ocasião especial, é formal. Se tiver dúvidas em relação ao que vestir, vista social. Nunca, em hipótese algum use jeans. Não se vai de jeans a um casamento. Ok, só tem uma possibilidade que você pode usar jeans, se você ouvir da boca dos noivos a seguinte frase: “Pode usar jeans, está liberado!”, mas eu duvido muito que isso vá acontecer. “Ahhh… mas eu fui convidado para um casamento em uma chácara, então eu posso usar jeans, né?” Não, não pode, só pode se os noivos disserem que pode. Simples!

 

6. Não pense que é mais importante que os noivos

Se tem uma coisa chata é convidado querendo brilhar mais que os noivos, seja antes, durante ou após o casamento. Os protagonistas do casamento são os noivos e mais ninguém, os convidados são coadjuvantes, alguns podem até ser considerados figurantes, rs. Então, vamos nos colocar em nossos devidos lugares, afinal, por mais que você tente, você não vai conseguir ser mais importante que os noivos, portanto, evite a fadiga e não faça papel de ridículo. Vou te contar um segredo, todo mundo percebe quando um convidado está querendo se exibir demais.

 

7. Compre o Presente da Lista

Tá aí outra coisa que não consigo entender, a obsessão que algumas pessoas têm de comprar um presente fora da lista. A Lista de Presentes é uma das maravilhas do mundo moderno dos casamentos. Sabe aquela dúvida que a gente sente quando precisa comprar um presente e não sabe qual? Pois é, a lista de presentes mata essa dúvida. Aliás, ela faz o contrário ela te dá uma certeza, te dá a certeza de que os noivos vão gostar daquele presente! Sim, afinal quando os noivos montaram a lista “assinaram” uma aprovação para aquele item, eles querem aquilo. Gente, não é ótimo dar um presente que você tem certeza que vai agradar os noivos?

Tenho certeza que agora alguém está pensando: “Ah, mas eu vi a lista, só que comprei em outro lugar que estava mais barato”. Ok, você acertou o presente, mas não ajudou em nada a vida deles. Você aumentou a chance de que os noivos recebam um presente repetido e precisem trocar. Espero pelo menos que você tenha colocado o cupom de troca junto com o presente. Duvido que a sua intenção tenha sido comprar um presente que nunca será usado, ou que será dado a outra pessoa, se você quer garantir que seu presente seja usado, seja útil, compre da lista, mesmo que seja um pouquinho mais caro, não importa!

 

8. Parabenize os Noivos

Vamos lá, regra básica de bons modos. Quando você é convidado para uma festa e você comparece à festa, você deve (e é essa a palavra, você DEVE) cumprimentar quem te convidou, no caso do casamento, os noivos. Além deles terem te convidado, eles estão celebrando um momento importante da vida deles. Cumprimente-os! Parabenize-os!

Como sempre tem aquela pessoa com uma desculpa na ponta da língua, alguém dirá: “Ah, mas na hora que eles passaram na minha mesa eu não estava” ou “Mas eles é que não quiseram passar de mesa em mesa para cumprimentar”. Não interessa! Eles estão ali, eles vão ficar na mesma festa que você até a hora que acabar, dê uma meia dúzia de passos e cumprimente o casal, deseje felicidades, seja sincero. Se você não se importa com o casal e não faz questão de dar os parabéns a eles eu te pergunto,  o que você estava fazendo na festa de casamento deles? Nem deveria ter sido convidado!

 

parabenize-os-noivos

 

9. Não use BRANCO

Eu nem devia comentar nada a respeito desse item. Não use Branco e ponto final, acabou a discussão. Quem usa branco no casamento é a noiva, no máximo as daminhas. Não existe nenhuma razão ou justificativa para uma pessoa usar branco no casamento de outra.

Vamos supor que tenha entrado um ladrão na sua casa, roubado todas as suas roupas e deixado somente um vestido branco no seu guarda roupa. O que você faz nesse caso? Você pode pedir um vestido emprestado para alguém. Pode correr até uma loja e comprar um. Também pode deixar de ir ao casamento, afinal roubaram todas as suas roupas. Você só não pode vestir aquele vestido branco de renda e ir ao casamento. Não seja inconveniente!

 

10. Não beba demais

Por mais que a gente fale, sempre tem aquele teimoso que faz questão de beber demais e dar vexame no casamento alheio, né? Mas a gente continua falando, não beba demais! É claro que você pode beber, pode ficar alegrinho, mas saiba a hora de parar, de comer um docinho, tomar uma água. Você não precisa beber até passar mal, cair no meio da pista e dar trabalho para tomo mundo que terá que acudir o beberrão. Ainda corre o risco de estragar a festa dos outros e ter que tirar alguém da festa para levar o sem noção para o hospital.

 

11. Não se intrometa na organização do casamento

Você está ajudando os noivos a organizar o casamento? Está participando ativamente? Eles pediram a sua ajuda? Se você respondeu NÃO para qualquer uma das perguntas anteriores a frase a seguir é para você: “NÃO se intrometa na organização do casamento”.

Não diga o que eles devem ou não devem fazer, não diga como eles devem fazer. Não insinue que a sua opinião é melhor que a deles, não seja desagradável, respeite os desejos e os sonhos de cada um.

É claro que se você tiver um relacionamento próximo e intimidade o suficiente para sugerir alguma coisa, pode sugerir, mas sempre respeitando a opinião dos noivos. Se você acha que uma festa elegante precisa ter decoração branca você pode falar da sua preferência para os noivos, mas se a cor preferida da noiva for rosa e ela quiser a decoração rosa, respeite. A sua opinião é sua e a dela é dela, nenhuma é melhor que a outra.

 

12. Os Noivos não são obrigados a te convidar para padrinhos

Assim como no  item 1, onde ninguém é obrigado a te convidar para o casamento, ninguém é obrigado a te convidar para padrinho. Vocês podem ser próximos, podem ser íntimos, podem ser amigos de infância, primos inseparáveis, etc. Os noivos não são obrigados a te convidar para padrinho/madrinha e isso não quer dizer que eles gostem menos de você. Essa é uma decisão difícil que cabe aos noivos tomar, não interfira, não crie expectativas, não reclame se ele não te convidar.

Eu não sei o que é pior, uma pessoa criar expectativas de ser convidada para padrinho ou uma pessoa criar a expectativa que outra pessoa seja convidada para padrinho. Tipo assim: “Eu espero que os noivos convidem meu filho e a esposa para serem padrinhos do casamento”, aí se o filho não é convidado, a mãe é quem fica brava e faz aquela fofoca na família inteira. Parou! Por favor né pessoal, menos, muito menos. Vamos cada um cuidar de nossas respectivas vidas e deixar que os noivos cuidem da deles.

 

13. Seja um padrinho / madrinha de verdade

No Brasil, infelizmente, não existe uma cultura de muita participação dos padrinhos na organização do casamento. Em outros países é comum os padrinhos organizarem a despedida de solteiro e o chá, é muito comum também que eles auxiliem os noivos na organização do casamento. Resumindo, são padrinhos muito mais participativos.

Aqui o costume é que os padrinhos deem os melhores presentes! É claro que todo mundo adora ganhar bons presentes, mas vamos combinar que o costume no Brasil é bem frio.

Quer ser um padrinho/madrinha de verdade? Então mais do que presente, dê carinho, atenção, respeito e esteja ao lado dos noivos quando eles precisarem. Essa é a essência de ser padrinho. Se você foi convidado para ser padrinho é porque você é importante para o casal de alguma forma, então retribua esse gesto de carinho com carinho. Não cause problemas aos noivos.

madrinha-noiva

 

14. Respeite o tipo de cerimônia escolhida pelos noivos

Não importa se os noivos são evangélicos, católicos ou qualquer outra coisa. Não importa se eles vão fazer uma cerimônia religiosa ou uma cerimônia ecumênica. Respeite a escolha deles! Respeite a religião ou a ausência de religião de cada um. Lembre-se sempre que você tem a opção de não ir ao casamento, mas se você for, tenha o mínimo de respeito. Não importa se durante o casamento tocou uma música evangélica e você é católico, ou vice e versa, o que realmente importa é que você está ali para testemunhar a união de duas pessoas que se amam e isso está acima de tudo.

 

15. Não Reclame!

Um dos hábitos mais comuns e mais DE-SA-GRA-DÁ-VEIS do planeta Terra. O sujeito vai ao casamento e reclama de absolutamente T-U-D-O. Aliás, a pessoa chega lá já procurando algum problema, algum defeito. Reclama da data, do horário, do local, da música, da comida, da sobremesa, da lembrancinha, dos noivos. Sim, tem gente que tem a cara de pau de reclamar dos noivos. Isso é chato demais! Se você faz isso, siga o meu conselho, pare agora mesmo com essa mania.

Os noivos passaram 1 ano, talvez 2 anos, organizando esse dia, eles passaram por momentos de stress, tiveram que tomar decisões difíceis, gastaram muito dinheiro, fizeram alguns sacrifícios, se preocuparam com a opinião e com os gostos de cada um de seus convidados, tentaram fazer o melhor que podiam para compartilhar esse momento com seus convidados e tornar esse dia inesquecível. E depois de todo esse esforço e dedicação, aqueles convidados que deveriam estar ali, apoiando, comemorando e curtindo ao lado dos noivos, na verdade estão procurando defeitos e fazendo críticas.

Me desculpe, mas se você é do tipo reclamão, saiba que o nome disso na verdade é falta de educação.

É claro que se os noivos te perguntarem alguma coisa e você quiser contar alguma coisa que seja verdade (e não chatice), conte, se eles perguntarem provavelmente querem saber. Agora, reclamações desnecessárias ninguém merece!

 

16. Não leve a decoração embora

Pelo amor de Deus, deixe a decoração onde está. Para a casa os convidados só levam a lembrancinha, já é o suficiente. A decoração tem dono e não é você. Aliás, você não sabe se aquilo será reaproveitado ou não. De qualquer forma, se ninguém te deu, não é seu!

 

17. Não chegue atrasado na cerimônia

Casamento é um evento importante. Os convidados recebem o convite com data e horário com bastante antecedência. Planeje-se para chegar antes do horário. Uma das coisas mais feias é o convidado chegar atrasado na cerimônia. Dá até uma vergonha alheia só de pensar. O pior é que ainda chama a atenção no meio da cerimônia, muito deselegante! Deixe o atraso por conta da noiva, mas não conte com ele. Não importa se a noiva vai se atrasar ou não, chegue no horário!

 

noivos-felizes

Se você é um convidado já sabe como deve e como não deve agir, né?

Se você é noiva e se identificou com essa postagem, saiba que você não está sozinha hehehe. Clique no “Curtir” e no botão Compartilhar aí em baixo e compartilhe com seus convidados no Facebook.

Quem sabe eles não percebam que estão exagerando!

Beijos

Sobre o autor | Website

5 Comentários

  1. Ingrid disse:

    Ótimas dicas! É isso mesmo gente…
    Como convidada já percebia tudo isso, agora como noiva… meu Deus como é difícil!! Tem muita gente que precisa de mais amor, educação e respeito ao próximo.

  2. Janile disse:

    Infelizmente nem dando todas as dicas do mundo, tem gente que não se toca.
    – Ouvi muito auto convite,
    – muita gente marcou presença e não foi, infelizmente em Sorocaba esse negócio de confirmar presença não é respeitado ainda.
    – teve gente que foi no meu casamento que eu só vi em fotos, se que se despediu na hora de ir embora…
    – gente que nao deu presente teve bastante né, nao podemos contar com isso nem como gentileza…
    Agora uma coisa que eu nao tenho do que reclamar foi a atenção dos padrinhos ! Foram todos uma benção !

    • Dalila disse:

      Pois é, Janile.
      Mas vamos ter esperança de que isso melhore com o tempo.
      Compartilhando essas dicas quem sabe não ajude, né? :)
      Beijoss

  3. Andreia disse:

    Acho que todas as dicas são validas, porem a lista de presentes é a mais complicada. POis muitas vezes os noivos fazem lista de presentes que não são a realidade dos seus convidados, muitos querem pagar a festa em cima de presentee, acho o presente uma cortesia e não uma obrigação de se dar o que não se tem condições de comprar. falta bom senso dos noivos na hora de fazer a liste de presente, depois não recebe nada não sabe porque ou o convidado acaba não indo na festa por não ter condições de dar o presente sugerido. os gastos são altos tanto para noivos quanto para convidados. pois eu creio que se vestir bem e se apresentar bem em uma cerimônia requer $$$$, às vezes não dá pr se fazer tudo que a etiqueta pede!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: