Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

Como organizar um casamento? Primeiros Passos (Parte 2)

Quando os noivos começam a organizar o casamento uma série de dúvidas surgem. Isso é totalmente normal! Eu já dei algumas dicas para os noivos que estão começando, ou melhor, que ainda nem começaram a organizar o casamento, são Os 4 Primeiros Passos para Organizar um casamento. Se você ainda não leu, leia esse post antes de continuar. Aqui você encontrará os 9 passos seguintes.

Com os primeiros 4 passos definidos (Lista de Convidados, Orçamento, Estilo do Casamento e Data) vamos à segunda etapa dos primeiros passos, ou seriam os “segundos passos”? kkkk.

É muito importante que os 4 primeiros passos estejam concluídos para iniciar esses 9 passos seguintes.

como-organizar-casamento-9-passos

 

1. Crie suas Pastinhas de Inspirações

Toda noiva tem uma, ou várias, pastinhas de inspirações para salvar referências para o casamento. A dica nesse caso é: evite salvar no seu computador pessoal e principalmente no computador do trabalho. Prefira salvar as imagens em algum lugar da internet, assim você pode acessá-las de qualquer lugar e quem estiver te ajudando com a organização do casamento também. Dessa forma não corre o risco de você perder alguma referência por não lembrar onde está.

Aqui no site do Verbo Casar tem uma ferramenta para você criar suas Pastinhas de Inspirações. Basta acessar no menu superior a opção “Inspirações” e depois se cadastrar clicando no link “Entrar”. A ferramenta é gratuita e você pode criar quantas pastinhas quiser e colocar quantas fotos quiser. Depois é só convidar seu noivo, mãe e madrinhas, eles podem criar uma conta e passar a te seguir no site. Assim eles acompanham todas as suas inspirações.

Você pode criar também uma conta no Pinterest e criar suas pastinhas de inspirações lá.

Caso você não queira deixar suas inspirações públicas pode salvá-las no google drive ou dropbox, mas acho mais legal deixá-las visíveis, para inspirar outras noivinhas! 😉

 

2. Escolha uma Check-List

A check-list é um recurso muito importante para auxiliar os noivos na organização do casamento. Aqui no Verbo Casar você encontra uma check-list ótima, acesse esse post aqui para fazer o download da check-list.

Caso você prefira pode usar alguma outra check-list que encontrar, pesquisar no google pode ajudar bastante.

Vale observar que uma check-list, por mais completa que ela seja, não substitui o trabalho de uma assessoria. Pensar que você não precisa de uma assessoria porque já encontra tudo o que procura na internet é um erro.

 

3. Planilhas e Aplicativos para auxiliar na organização

Na internet você também pode encontrar planilhas para a Lista de Convidados e para Orçamento. Basta pesquisar no google e escolher a que mais te agrada.

Ter uma planilha de lista de convidados bonitinha ajuda no controle, especialmente para ter o controle de quem confirmou presença e quem não confirmou. Isso facilita na hora de confirmar a quantidade de convidados para o buffet, alguns dias antes do casamento.

PS: Depois vou tentar disponibilizar aqui as planilhas que eu usei!

 

4. Reservar a data na Igreja

Se a cerimônia for ser realizada na Igreja, reserve a data assim que ela for definida, especialmente se vocês tiverem alguma preferência. Algumas igrejas são muito concorridas e às vezes é difícil encontrar uma data. É muito comum algumas pessoas acabarem mudando a data que pensaram inicialmente por não haver disponibilidade na igreja.

Por isso, antes de fechar qualquer contrato, com qualquer fornecedor, reserve primeiro a igreja. Para fechar o contrato com o fornecedor você precisa da data, só assim você saberá se ele terá disponibilidade para te atender no dia do casamento. Eu já vi casos de pessoas fecharem contrato sem uma data definida. Não façam isso! Isso mostra que o fornecedor estava mais interessado em assinar um contrato do que atender o casal com toda a atenção que eles merecem.

 

5. Definir as prioridades

Conversem sempre sobre o que vocês mais sonham para o casamento. Alinhem suas ideias e vontades, para definir quais prestadores de serviço são mais importantes para vocês. Essa dica é muito importante para as noivas. As noivas costumam idealizar muito mais esse dia do que os noivos, mas esquecem que o noivo não consegue ler seus pensamentos. A melhor forma de incluir o noivo nesse sonho e fazer com que ele saiba o que realmente é importante para você. Converse com ele!

Invistam mais nos fornecedores que vocês acham mais importantes, mas tomem cuidado para não desvalorizar os que vocês julgam menos importantes, todos têm uma participação muito importante para que tudo seja perfeito no casamento. E contratar o fornecedor mais barato que você encontrar só por julgar aquele segmento menos importante pode acabar sendo um desperdício de dinheiro, como diz o ditado, um tiro no pé.

 

6. Contratar uma Assessora ou Cerimonialista

Uma boa assessoria é fundamental para a organização de um casamento, seja uma assessoria completa ou um cerimonial somente para o dia do casamento. Não importa qual opção você escolha, essa contratação deve ser uma das primeiras.

É comum algumas noivas decidirem contratar somente o cerimonial para o dia do casamento e deixar essa contratação para o final. Eu não recomendo! Mesmo que você contrate o cerimonialista somente para o dia do casamento, muitos te darão algum suporte, indicarão alguns fornecedores e acompanharão a organização do casamento, não chega a ser uma assessoria completa, mas ajuda bastante os noivos menos experientes. É o caso da Braccia Dorata, empresa parceira do Verbo Casar e que dá esse suporte aos noivos. Vale a pena!

Eu recomendo a assessoria completa quando o casal trabalha e tem pouco tempo para cuidar da organização, ou quando eles têm um orçamento pouco flexível e precisam de auxílio para não extrapolar o orçamento. Em alguns casos, mesmo que o casal tenha tempo disponível a assessoria completa pode ser muito útil, principalmente se o casal não leva muito jeito para organização de eventos! 😉

Para conhecer as Assessoria que são recomendadas por mim e estão no Guia de Fornecedores é só acessar a Categoria Assessoria/Cerimonial no Guia de Fornecedores

 

7. Escolher o local da festa

O espaço de eventos também deve ser um dos primeiros serviços a ser contratado. Especialmente se você não for casar na igreja e for fazer a cerimônia no mesmo local da festa, assim como eu.

Sua assessora pode te ajudar nessa tarefa e ir com você atrás do local perfeito, sempre pensando nas suas necessidades, orçamento e estilo do casamento. Saiba o que está incluso no contrato do espaço, veja se eles possuem algum tipo de mobiliário, se incluem serviço de limpeza, segurança, estacionamento, verifique os banheiros e a cozinha, assim como a iluminação do espaço, ar condicionado, etc.

Para conhecer os Espaços para Eventos recomendados por mim é só acessar a Categoria Espaço para Eventos no Guia de Fornecedores

 

8. Fechar contratos

Depois de seguir os passos anteriores é só pesquisar, solicitar orçamentos e fechar contratos seguindo a Check-List. É claro que falar é muito mais fácil do que fazer, na hora de tomar a decisão de fechar o contrato nem sempre é fácil.

Mas se eu puder te dar um conselho, não feche um contrato com uma empresa ou pessoa que não te passa confiança. Decidir entre duas ou três empresas confiáveis é muito melhor do que decidir entre duas ou três empresas aventureiras. Leve à sério a organização do seu casamento. Não, não estou dizendo para você virar uma bridezilla, só estou dizendo para você não colocar esse dia tão importante na mão de profissionais que não merecem a sua confiança.

 

9. Acompanhar o Verbo Casar

Antes, durante e após o seu casamento o mais importante é acompanhar o Verbo Casar 😉 hehe

Eu estou sempre produzindo conteúdos exclusivos para os meus leitores. São muitas inspirações, dicas importantíssimas, tendências, cobertura de eventos, além dos eventos realizados pelo Verbo Casar.

Através do site você pode entrar em contato comigo (é só acessar o menu “contato”) e tirar dúvidas, enviar suas fotos, contar sobre suas aventuras de noiva rs, dar alguma sugestão para o blog, enfim, o que você quiser, hehe.

Para ficar ligada nas principais novidades, acompanhe o Verbo Casar em todas as mídias:

Facebook

Instagram

Youtube

Lista de Emails

Espero que vocês consigam aproveitar todas essas dicas!

Gostou? Clique no Curtir, Compartilhe com suas amigas e deixe um comentário dizendo se essas dicas foram úteis para você!

Beijos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Spazio disse:

    muito útil, parabéns pelo Post!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.