Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

Tudo sobre o Buquê de Noiva ideal


Todas as informações que você precisa saber para escolher o buquê ideal para o seu casamento estão listadas nesse artigo. Desde a escolha do formato do buquê até a forma como ele será jogado após a cerimônia, incluindo simbologia e diversas inspirações.

 

A História do Buquê de Noiva
O costume da noiva se casar carregando um buquê se iniciou na Grécia Antiga, nessa época as noivas não carregavam um buquê de flores e sim um buquê de ervas e alhos para afastar o mau olhado e atrair energias positivas.
Na Idade Média as noivas seguiam para a igreja caminhando, durante o trajeto as mulheres recebiam flores, temperos e ervas para dar sorte e felicidade aos noivos. Até chegar à Igreja a noiva possuía em suas mãos um buquê. Os arranjos tornaram-se mais bem elaborados e sofisticados na Europa.
Na época Vitoriana, século XIX, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos. Período em que a “Linguagem das Flores” foi criada, para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. Os buquês passaram a ser escolhidos pelo significado das flores. Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria “doce” ao longo do casamento.
Com o passar do tempo os buquês de ervas foram substituídos por buquês de flores. Antigamente as noivas confeccionavam dois arranjos. Um era abençoado por um sacerdote e preservado numa redoma de vidro que era exposto na sala de casa ou no quarto. O outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, a solteira que pegasse o buquê seria a próxima a se casar. Esse ritual é realizado até hoje nas cerimônias e é disputadíssimo entre as mulheres solteiras.
 
Costumes Atuais
 
Jogar o Buquê
Uma das tradições mais fortes relacionadas a casamento é jogar o buquê após a cerimônia. A noiva simplesmente vira de costas e arremessa o buquê em direção às mulheres solteiras. A solteira que pegar o buquê será a próxima a se casar, segundo a tradição. Aliás, tradição essa responsável por empurrões e tombos catastróficos. Um momento legal para jogar o buquê é no momento em que os noivos vão abrir a pista de danças e começar a festejar.

 
Foto: Layla Eloá
Buquê de Fitas
O Buquê de Fitas é uma forma divertida de “jogar” o buquê. As fitas de cetim devem estar presas ao buquê, a noiva segura o buquê e em volta da noiva cada solteira segura a ponta de uma fita formando um círculo, com uma tesoura a noiva corta uma fita de cada vez. Cada fita cortada elimina uma pessoa da brincadeira. A pessoa que estiver segurando a última fita inteira ganha o buquê.
Saiba melhor aqui
Buquê Desidratado
O buquê é um dos símbolos mais marcantes do casamento, e como sabemos, as flores naturais estragam em pouquíssimo tempo. As noivas costumam ficar muito apegadas ao buquê, e jogá-lo fora é difícil (dá uma dorzinha no coração), por isso muitas noivas optam por desidratar o buquê, é uma forma de conservá-lo intacto por muito tempo. Assim a noiva pode guardar essa recordação de um momento tão especial. É possível guardar o buquê em quadros e pendurá-los na parede da casa nova, ou em caixas de acrílico.
Caso você queira fazer esse trabalho com o seu buquê aconselho a procurar um profissional que faça um trabalho de qualidade, para que as flores permaneçam com um aspecto natural. Já vi muitos buquês desidratados com um aspecto de coisa velha, não fica legal.
 
 
5 Tipos de buquês mais utilizados pelas noivas
  

Buquê Redondo
Como o nome já diz, é feito com flores arranjadas em formato redondo. É um dos formatos mais utilizados atualmente e é um dos mais indicados para as noivas mais baixinhas. Pode ser bem estruturado e formatado por um só tipo de flor, mas também pode ter uma estrutura mais leve e composto por flores de diferentes tipos e cores, dando um ar mais moderno e romântico.

Buquê Desconstruído
Os buquês descontruídos são perfeitos para as noivas modernas. Esse tipo de buquê é assimétrico e desalinhado, porém harmônico. Com cores mais fortes e vivas o buquê descontruído entra no clima tropical, combinando muito bem com casamentos na praia, por exemplo. Com cores mais claras e discretas o buquê fica adequado para noivas clássicas que querem um toque de modernidade em seu casamento.

Buquê Cascata
O Buquê Cascata é o modelo mais sofisticado, combinando muito bem com casamentos à noite. Também conhecido como “cacho de uva” porque a parte de cima é mais cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata. O tamanho pode variar bastante, mas costuma ficar em torno de 45 cm. Um buquê com esse tamanho costuma cobrir parte das pernas da noiva, achatando a silhueta, por isso é mais recomendado para noivas mais altas. As noivas mais baixas também podem usar o buquê em estilo cascata, mas devem optar por um buquê pequeno, minimizando o efeito de encurtar as pernas. O salto alto também ajuda bastante nesse caso. Combina com modelos de vestidos mais pomposos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “v”, resumindo, combina com os vestidos de noiva clássicos.
O Cascata ficou esquecido por um bom tempo, mas atualmente está super em alta.


Buquê Braçada
O buquê braçada é uma opção para as noivas mais ousadas. Esse tipo de buquê combina com os casamentos mais informais e diurnos, o buquê deve ser carregado nos braços. É bastante adequado a modelos de vestidos de noiva mais simples e “sequinhos”. Assim como o Cascata, o Buquê Braçada combina melhor com noivas mais altas.
É um dos modelos menos utilizados pelas noivas atualmente.

Buquê com uma flor
Um arranjo com apenas uma flor é uma opção bastante charmosa, esse tipo de buquê é próprio para casamentos no campo ou na praia, mantendo o estilo mais despretensioso da cerimônia. Deve ser usado com vestidos de noiva mais simples, sem mangas e de tecidos leves. A flor única deve ser grande e bonita, além de possuir o cabo longo. A Peônia além de linda é uma excelente opção para um buquê de flor única. Rosas, tulipas e até mesmo os girassóis podem ser usadas como buquê.



O Estilo do Buquê X O Estilo da Noiva
 
Não basta escolher um tipo de buquê, a noiva precisa escolher o estilo dele. O tipo do buquê define somente o formato, que é importante analisar de acordo com o tipo físico da noiva e com seu gosto pessoal, mas não acaba aí.
O Buquê faz parte do visual da noiva, funciona como um acessório, assim como o sapato e as joias, o buquê compõe a imagem da noiva. Por isso, é importante que o estilo do buquê esteja de acordo com o estilo do vestido de noiva e dela própria.
Em cerimônias de casamentos realizados durante o dia, os buquês devem ser pequenos ou médios. À noite eles podem ser maiores e mais sofisticados, flores nobres como as tulipas e orquídeas contribuem para aumentar a sofisticação do buquê.
 
Abaixo segue algumas dicas para as noivas escolherem o buquê de acordo com seu próprio estilo:
Buquê para Noiva Romântica
Buquês em estilo redondo são os mais recomendados, as cores branca, creme, rosa e pink são ótimas sugestões. O estilo cascata, o braçada e o desconstruído também podem combinar com as noivas românticas, desde que usados em cores mais claras. Acabamentos com fitas completam o visual romântico do buquê.

Buquê para Noiva Delicada
Os buquês em formato redondo, cores suaves e tamanho proporcional combinam com as noivas delicadas. Para finalizar, flores miúdas e acabamento delicado com fitas de cetim.
Buquê para Noiva Clássica
Flores sofisticadas como rosas, tulipas, peônias e orquídeas são as mais indicadas, pois, transmitem classe ao buquê. Os formatos redondo ou em cascata são os mais clássicos.

Buquê para Noiva Moderna
O buquê desestruturado é o ideal para as noivas moderninhas. Flores com cores vivas e contrastantes deixam o visual mais alegre e moderno. As folhagens também contribuem bastante para o compor o estilo original.

Noivinhas, esses 4 estilos de noivas listados acima é somente uma referência para vocês. Não existe somente 4 tipos de mulheres no mundo, cada pessoa é única e cada estilo é totalmente pessoal, essas referências são para te ajudar a encontrar o seu próprio estilo e a sua personalidade. Você pode muito bem ser uma misturinha de vários desses estilos básicos. Eu, por exemplo, me considerava uma noiva delicada e romântica, mas você pode ser moderna e romântica, por que não?
Os buquês podem ser feitos com flores naturais ou artificiais. A diferença é óbvia, buquê com flor artificial possui uma aparência artificial. As flores naturais deixam o buquê muito mais bonito.
O Significado das Flores
 
Se você é o tipo de noiva ligada a simbologia, vale levar em consideração o significado da flor escolhida para o buquê.
Cactus: perseverança
Camélia: beleza perfeita
Celósia: fertilidade
Coroa imperial: majestade, poder
Copo de leite: reconciliação
Cravo amarelo: desprezo
Cravos variados: rejeição
Crisântemo: paixão
Dália: crescimento
Dedaleira: falsidade
Dente-de-leão: oráculo
Flores do campo: juventude
Gerânio escuro: tristeza
Gérbera: vida, energia
Hortência: frieza, indiferença
Lírio: pureza
Margarida: inocência, virgindade
Miosótis: fidelidade
Orquídea Branca: Amor puro
Rosas: amor em suas várias formas
Tulipa: declaração de amor
 A Minha Experiência
No meu casamento eu fiz o Buquê de Fitas. Sempre tive horror ao empurra-empurra de solteiras desesperadas para pegar o buquê, e não queria que ninguém caísse ou se machucasse no meu casamento, sem contar que a ideia do buquê de fitas me atraía muito, eu imaginava algo muito divertido, além de um momento ótimo para render boas fotos. E foi realmente como eu imaginei!
Foi muito legal ver a expectativa de cada uma das meninas que seguravam a fita. O engraçado é que algumas, quando eram eliminadas da brincadeira falavam “Ufaaa!” kkkkkk, e outras se desesperavam. Esse momento rendeu muitaaasss risadas. É uma das coisas que eu com certeza não mudaria no meu casamento.
Abaixo algumas das fotos que esse momento nos proporcionou:
Gostou? Clique no Curtir!!!

Agora eu quero saber sobre vocês. Esse post te ajudou a tomar uma decisão? Como será (ou foi) o seu buquê?
Fonte: Wikipedia

 

Beijos
 

| Website

Recém casada e eterna noiva, apaixonada por casamentos e pronta para compartilhar experiências e ajudar outras noivas de Sorocaba e do Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.