Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

Madrinhas de Preto


Você já deve ter visto fotos de madrinhas de casamento usando vestidos pretos. Vira e mexe aparece uma foto nas redes sociais, aliás, há pouco tempo postei uma na Fanpage do Verbo Casar (se não ainda não curte a página corre lá e curta!). Há quem ame e quem odeie. É, o assunto é polêmico e hoje vou falar um pouco sobre ele.




Vamos começar do começo.
 
A Tradição
 
Vestir preto por ocasião de uma morte é um costume ocidental bastante antigo. Os egípcios usavam o preto nessas situações e passaram essa tradição para os romanos, quem vestiam uma vestimenta preta, sem ornamentos, nesse tipo de ocasião. A tradição espalhou-se pelos quatro cantos do Império Romano e foi adotada pela Igreja Católica.
 
A tradição de se usar o preto durante o luto deve-se ao fato dessa cor lembrar o escuro da noite e simbolizar a ausência de luz, fazendo uma comparação com a ausência de vida no caso do luto.
Vale mencionar que essa tradição é uma questão cultural, e pode ser diferente em outros países e religiões. Em muitos lugares o branco é a cor do luto, simbolizando a paz.
 

 

Funeral Chuvoso – Cena de Filme
 
 
Tempos modernos
 
Não podemos ignorar as mudanças culturais naturais da nossa sociedade. Convém observar que no Brasil, hoje em dia, não é mais tão comum a utilização do preto em velórios. Dificilmente presenciamos uma cena daquela dos filmes americanos, onde todos os parentes e amigos do falecido usam preto. Sinceramente, eu nunca vi. Nunca fui a um velório em que todos, ou boa parte das pessoas, usassem preto. É claro, que sempre procuramos usar cores mais sóbrias, mas usar uma roupa com uma cor mais viva deixou de ser sinal de desrespeito há muito tempo.
 
Outro ponto de vista é que o preto é um coringa quando o assunto é moda. Todo mundo tem uma, ou várias, peças de roupas preta no guarda roupas. Quando usamos um vestido preto em uma festa, um aniversário, ou até mesmo para trabalhar ninguém pensa que estamos de luto. Por que com o casamento seria diferente?
 
 
Costume nos Casamentos
 
Na nossa cultura, quando o assunto é casamento, existe duas cores terminantemente proibidas de se usar, o preto e o branco. Mas será que isso faz algum sentido?
 
Se uma convidada ou madrinha usar um vestido preto em um casamento, ela rapidamente será julgada de alguma forma. Alguns dirão que a mulher teve mal gosto na escolha do vestido, outros dirão que se ela está usando preto deve ser porque está “enlutada” pelo casamento, talvez não aprove a união do casal. Provavelmente olharão para essa mulher com uma certa desconfiança.
 
Se a convidada ou a madrinha usar um vestido branco, também será alvo de comentários. O mais comum são as acusações de que a convidada quer tirar o “brilho” da noiva, quer chamar a atenção e ser o centro da festa.
 
 
Vamos analisar bem a questão!
 
O caso do vestido preto
Se levarmos em consideração que o luto é algo que praticamente não existe no Brasil, pelo menos não no que diz respeito a vestir preto, não tem a menor importância usar preto em um casamento. São os tempos modernos e evolução da cultura, afinal, o brasileiro é assim, descontraído.
 
Independente disso existe um costume de não usar o preto nos casamentos. Pode até ser que seja um costume meio ultrapassado, mas ainda assim é um costume. Quando somos convidados de alguém, seja para um casamento, um aniversário ou um jantar na casa dos amigos, temos que ter o mínimo de educação e respeito em relação aos anfitriões. Pensando nisso, quando você for convidado de um casamento respeite os noivos.
 
Deixando os tempos modernos de lado, devemos observar que ainda existem muitos casais que são tradicionais, que são religiosos e que seguem costumes. Isso significa que muitos noivos ficariam chateados se uma de suas convidadas aparecessem de preto no casamento. Por isso, seguem duas dicas para as convidadas
 
         Dica 1: Se você não tem muita proximidade com os noivos, NÃO USE PRETO!
Não importa se você acha que não tem problema, simplesmente não use.
 
Dica 2: Caso você seja próxima, tenha liberdade suficiente e queira usar preto, PERGUNTE AOS NOIVOS. É importante saber a opinião deles.
 
Então você me pergunta:
– “Ah, mas então em qual casamento eu posso usar um vestido preto?”.
E eu te respondo:
“No casamento que os noivos autorizarem”.
Se a noiva quiser que as madrinhas usem preto, ela vai pedir. Se ela liberar para as convidadas também deve partir dela.
 
 
O caso do vestido branco
O vestido branco é tão polêmico quanto o vestido preto no Brasil, mas algo totalmente normal em outras culturas. Quem não se lembra da famosa foto das irmãs Kate e Pippa Middleton no dia do casamento de Kate com o príncipe Willian?
Pippa usou um lindo e discreto vestido branco a pedido de Kate. Sim, ela foi elogiada por sua boa forma, mas não chegou nem perto de tirar o brilho da noiva.
 
 
 
Eu, particularmente, não entendo quem fala que outra pessoa na festa só por estar usando um vestido branco quer tirar o brilho da noiva. Não entendo porque isso é completamente impossível. O brilho da noiva não se resume na cor do vestido ou em quantos Swarovskiforam bordados nele, o brilho da noiva está no olhar, no sorriso e isso nenhuma outra pessoa presente terá.
 
E por falar em Swarovski, tem muita convidada, madrinha ou mãe que mesmo sem usar branco tenta brilhar mais do que a noiva. Algumas escolhem um vestido super decotado, com uma cor forte e muito, mas muito brilho mesmo, fazem um penteado exagerado e usam acessórios grandes e chamativos.
Essa mulher, pode até estar usando uma cor “permitida”, mas está se esforçando para aparecer mais do que a noiva. Felizmente, ela não conseguirá, porque a atenção dos convidados está totalmente voltada aos noivos. O máximo que ela conseguirá é ser taxada de perua ou deselegante.
 
De qualquer forma, o branco é a cor reservada para a noiva e só ela pode liberar o uso. Abaixo fica a dica para as madrinhas e convidadas:
 
         Dica 1: NÃO USE BRANCO. Nem precisa perguntar para a noiva se tem problema, simplesmente não use.
 
         Dica 2: Não use Off White, Champagne, nem qualquer outra cor clarinha que se aproxime do branco.
 
Dica 3: Só use o branco se esse for um pedido da noiva!
 
 
Noivas que quebram costumes!
Muitas noivas têm ousado e pedido para suas madrinhas usarem vestido preto, quebrando os protocolos e abrindo portas para que esses costumes que estão ultrapassados se modifiquem.
O preto é uma cor linda, que fica bem na maioria das mulheres, é elegante e combina muito com casamento noturnos. Afinal, se os homens podem usar preto, porque as mulheres não?
Sem contar que, caso você queira padronizar suas madrinhas com a mesma cor, não tem cor mais democrática que o preto. A vantagem nesse caso é que todas conseguiriam exatamente o mesmo tom de vestido, afinal preto é preto.
 
 
Veja algumas fotos lindas de madrinhas de vestido preto:

Madrinhas de Preto. Foto: Tiago Ribeiro
Madrinhas de Preto. Foto: Tiago Ribeiro



Inspiração da linda Marina Ruy Barbosa:



Gostaram das dicas e de saber um pouco mais sobre essas tradições e costumes?
Então clique no “Curtir” e me conte nos comentários qual a sua opinião sobre esse assunto. Quero saber!!!

Se você acredita que outras pessoas também devam ler esse artigo, compartilhe com elas.

Fotos: Reprodução

Beijos

| Website

Recém casada e eterna noiva, apaixonada por casamentos e pronta para compartilhar experiências e ajudar outras noivas de Sorocaba e do Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. aline disse:

    e quando o vestido é preto e branco, devo usar?
    devo comunicar a noiva, sou bem proxima (amiga) dos noivos?

    • Dalila disse:

      Oi Aline, desculpa a demora em responder!
      Converse com a noiva sim!!!! Ela pode se incomodar!
      Vai depender muito do modelo do vestido, qual cor é predominante? Você é madrinha ou convidada?
      Bjs

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.