Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

5 Erros que as noivas cometem ao contratar a decoração do casamento


As noivas são completamente apaixonadas por decoração do casamento. O único problema é que a grande maioria delas cometem alguns erros que dificultam que o sonho se torne uma realidade perfeita. Veja quais são esses erros e como fugir deles.




Erro #1. Solicitar orçamento com base na quantidade de convidados
É muito comum ouvir noivas pedindo orçamento para “decoração de um casamento para 200 pessoas”, “decoração para um casamento para 300 pessoas”. Essa, definitivamente, não é a melhor forma de solicitar um orçamento para decoração. A quantidade de pessoas ajuda a decoradora a ter uma ideia em relação a quantidade de mesas que terá no evento, mas ter uma ideia não é o suficiente para um orçamento preciso, afinal no seu casamento pode ter mesas para 4, para 6, 8 ou até 10 pessoas, o que mudaria completamente a quantidade de arranjos que a decoradora teria que fazer.
Algumas empresas acabam se ajustando a essas solicitações e criando “pacotões” para conseguir enviar um orçamento padrão para os noivos. Esses pacotes não são necessariamente mais baratos, às vezes podem até incluir custos que os noivos não teriam se tivessem feito um orçamento personalizado, informando somente o que eles vão querer na decoração.


Erro #2. Solicitar orçamento para o espaço de eventos ou igreja
Assim como no item anterior, aqui o orçamento enviado seria padronizado, provavelmente seguindo uma experiência anterior do decorador no mesmo espaço, sem levar em conta os gostos pessoais dos noivos.
Imagine que em uma mesma igreja a decoração poderia ser com pequenos buquês presos aos bancos, ou de grandes arranjos ocupando toda a extensão da nave. O custo seria completamente diferente.


Erro #3. Não levar em conta a qualidade
Ao escolher a decoração do casamento muitas noivas acabam levando em consideração somente a parte artística e o valor, e acabam não levando em conta a qualidade do trabalho da empresa. Acredito que a maior parte das noivas nem sequer saibam como analisar a qualidade do trabalho da empresa, por isso vou citar alguns exemplos. 
As flores geralmente são compradas com antecedência e precisam ser mantidas em um ambiente adequado. Se a empresa de decoração não possui esse ambiente ou não leva essa questão tão a sério, isso vai prejudicar as flores que são muito delicadas, podendo deixá-las murchas ou “queimadas”, envelhecidas. O que muda totalmente a apresentação dos arranjos da decoração.
Outra dica para avaliar a qualidade é observar o estado de conservação das peças oferecidas pela decoradora. Muitas empresas possuem vasos, gaiolas, toalhas, louças, algumas oferecem até alguns itens mobiliários, como cadeiras e mesas. No entanto, é importante verificar se as peças estão em bom estado, peça para ver as peças antes de fechar o contrato.


Erro #4. Comparar preços sem levar em conta os itens orçados
Ainda seguindo a ideia dos projetos de decoração padronizados de acordo com o local ou quantidade de convidados, normalmente é injusto comparar orçamentos padronizados com orçamentos personalizados, assim como é injusto comparar orçamento padronizado da empresa X com orçamento padronizado da empresa Y. 
Afinal a empresa X pode ter considerado 80 arranjos grandes para as mesas e empresa Y pode ter considerado 50 arranjos médios. Nesse caso, é obvio que o orçamento da empresa Y será mais em conta.
Por isso, se você realmente quiser comparar preços, é importante solicitar exatamente o mesmo orçamento para as empresas de decoração. Confesso que é difícil fazer essa análise, mesmo porque nem tudo se resume aos arranjos das mesas. Algumas empresas, por exemplo, possuem poucas opções de vasos para colocar os arranjos ou de itens decorativos diversos, como gaiolas, quadros, cestos, etc. Uma empresa que possui mais opções com certeza ganha mais pontos na hora da escolha.
Outro item que reduz os custos da empresa de decoração é a quantidade de folhagem usada nos arranjos, se o arranjo tem menos flores ele custa menos, parece óbvio, mas muitas vezes essa questão passa despercebida e empresas que fazem aqueles arranjos gloriosos e repletos de flores são comparadas com empresas que fazem arranjos compostos de 50% folhagem.
Vale observar que não há nada de errado com as folhagens, muitas vezes elas compõe muito bem a decoração, se usada com moderação e criatividade, mas é bom prestar atenção nesse item também.


Erro #5. Não definir em contrato todos os itens inclusos
Quantidade, tamanho, cor, acessórios, tudo! Tudo que a empresa de decoração irá fazer no seu casamento deve estar descrito no contrato. É claro que muitas vezes, o contrato é fechado com uma antecedência grande e os detalhes são definidos após o fechamento do contrato, nesse caso é só fazer um adendo incluindo os últimos detalhes.
Se você seguir as dicas do item 4, essa fase ficará fácil, mas é bom prestar muita atenção e escrever tudo para não esquecer depois, afinal a decoração é cheia de detalhes e mesmo que o decorador não haja de má fé ele pode esquecer de algum item se não estiver tudo escrito e detalhado.


Eu espero que vocês não estejam cometendo nenhum desses erros, mas eu sei que eles são muitooo comuns e confesso que eu cometi alguns deles, mas aprendi com meus erros e estou aqui para ajudar vocês e evitar que vocês cometam esses e outros erros, ok?
Podem contar comigo e se tiver dúvidas é só deixar nos comentários que eu respondo!!!

Gostou? Clique no “Curtir” e compartilhe com as amigas!

Beijos

| Website

Recém casada e eterna noiva, apaixonada por casamentos e pronta para compartilhar experiências e ajudar outras noivas de Sorocaba e do Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Vanessa Melo disse:

    UAU, que dicas maravilhosas, estou noiva, e pesquiso de Tudo, em busca do melhor e que não seja tão caro!
    Confesso que já cometi vários erros na hora de pedir orçamentos.. mas que bom que encontrei seu blog, assim faço certo desta vez…

    Obrigada pelas dicas, Vanessa Melo

    • Dalila disse:

      Vanessa, que bom que gostou das dicas!
      Tem muita coisa bacana aqui no blog, espero que te ajude! Fique à vontade para vasculhar hehe!
      E volte sempre! 😉
      Beijoss

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.