Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

Como organizar um casamento? Primeiros passos! #1


Fiquei noiva. E agora? Por onde começar? 
Essas são só as primeiras das milhões de dúvidas que surgem na cabeça de uma noiva. A maior parte das noivas não trabalham com organização de eventos e provavelmente o maior evento organizado pela recém noiva tenha sido um aniversário. Não preciso nem dizer que organizar um casamento é completamente diferente, né? 
Quando você fica noiva sabe que vai organizar o evento mais importante da sua vida, mas não sabe como. É normal ficar totalmente perdida no início. Por isso listei os 4 primeiros passos que você precisa antes de começar a solicitar orçamentos e fechar contratos.



1. Orçamento
É essencial que os noivos definam um orçamento para o casamento. Antes de casar é importante que o casal tenha liberdade para falar sobre assuntos financeiros. Vocês precisam saber exatamente de quanto poderão dispor e qual será a participação de cada um de vocês.
Muitos pais costumam ajudar com os gastos do casamento. Conversem com os pais de vocês e vejam se eles irão contribuir e qual será o valor.
Todos nós sabemos que fazer uma festa de casamento é caro, mas é um gasto que vocês terão somente uma vez na vida e se não for agora também não será depois.



2. Estilo
Definir o estilo do casamento é muito importante, isso irá orientar os noivos a selecionar profissionais de acordo com o estilo do casamento e até mesmo a definir a lista de convidados.
É claro que nesse momento não é necessário definir cada detalhe da decoração, definir o estilo não é isso. Você precisa ter em mente o que você quer de uma maneira mais abrangente. Por exemplo, você e seu noivo preferem um mini wedding, um casamento na praia, um casamento no campo, um casamento tradicional na igreja seguido de festa, somente um jantar ou uma super festa animada, quem sabe um casamento na igreja super clássico, mas seguido de uma festa animada e despojada com cores quentes e muitos amigos.
Para definir o estilo os noivos precisam conversar. Cada um deve falar quais são seus desejos, o que querem e o que não querem que tenha no dia do casamento para juntos encontrarem o estilo do casal, o estilo do casamento.




3. Lista de Convidados
Fazer a lista de convidados é uma atividade difícil, mas que deve ser feita. A lista de convidados está diretamente relacionada ao estilo do casamento e ao orçamento do casal.
Não existe uma formula mágica para criar uma lista de convidados ideal. Cada caso é um caso. 
Uma dica que pode te ajudar nessa atividade é agrupar convidados. Por exemplo:
    #1 – Comece com uma lista de quem é extremamente essencial no seu casamento, aquelas pessoas que se não puderem ir ao seu casamento você até mudaria a data, esse é o primeiro grupo. 
    #2 – Depois defina aquelas pessoas que são muito queridas e que você adoraria vê-las no seu casamento
    #3 – Em seguida faça a lista das pessoas que você gostaria de convidar, mas que não faz tanta questão assim da presença. 
    #4 – Por último, aquelas pessoas que você acha que tem a obrigação de convidar, mas que adoraria que elas não fossem ao seu casamento.
Enxergar a sua lista em grupos pode te ajudar a definir qual será a lista oficial. Se o grupo 3 ou 4 da sua lista estiver muito grande, vale a pena repensar a lista e de repente fazer um mini wedding para os grupos 1 e 2. Mas como eu disse, cada caso é um caso.



4. Escolher a data
Escolher a data do casamento é como declarar a largada. Leve em consideração o tempo que vocês têm livre para se dedicar à organização. Leve em consideração também a estação do ano, dependendo do estilo de casamento que você quer. Por exemplo, se vocês forem fazer um casamento ao ar livre, escolham uma estação menos chuvosa.



Depois desses 4 passos você pode começar a organizar o seu casamento.
Noivinhas, reparem que os primeiros 3 passos estão diretamente relacionados, eles não são sequenciais, ok? Caso você escolha um estilo de casamento que não esteja de acordo com o orçamento vocês vão precisar rever. O segredo é encontrar o equilíbrio entre esses 3 primeiros itens.

E se você já começou a organizar, seguiu esses passos antes?

Espero que tenha ficado mais claro para você, se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários que eu respondo.


Gostou das dicas? Clique em “Curtir”.

Fotos:Reprodução

Beijos

| Website

Recém casada e eterna noiva, apaixonada por casamentos e pronta para compartilhar experiências e ajudar outras noivas de Sorocaba e do Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Tati Tagliari disse:

    Sem saber foi exatamente o que eu fiz, com exceção de uma coisa: A lista de convidados foi a primeira coisa que fizemos, antes mesmo de definir o orçamento. Claro que ela foi alterada várias vezes, mas já deu um norte pra saber até quanto gastaríamos!
    Bjo!
    http://casacomidaeroupaespalhada.com

  2. Janile Campos disse:

    A lista de convidados foi a primeira coisa que fiz tb, e infelizmente é a parte mais dificil, e é o que mais dá dor de cabeça, pois existe muita interferência dos lados dos pais. E foi alterada até 3 meses antes da data do casamento.
    E uma dica, o orçamento sempre vai estourar, então cuidado para nao comprometer 100% do salario com isso (como eu fiz ahahah -.- )
    Escolher o estilo de festa é muito divertido. E a data melhor ainda.
    E sim parece tudo fácil mas nao é. E ÓTIMAS dicas para começar !! Boa sorte noivinhas

  3. Dalila Rosa disse:

    Pois é meninas (Tati e Janile) eu também fiz a lista de convidados primeiro, mas como eu disse, a ordem desses 4 passos não interfere, o importante é segui-los hehehe.
    A lista sempre deve ser revisada antes de começar a entregar os convites, as vezes alguns nomes saem e outros entram, mas não costuma mudar muito.
    Confesso que a lista foi a parte mais difícil da organização do meu casamento kkkkk
    Obrigada pelo carinho! Bjss

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.