Scroll Top

Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

Coral e Orquestra em Sorocaba – Minhas Pesquisas e Minha Escolha

A música é um dos itens que formam o estilo do casamento. Por isso deve ser escolhida com cuidado, levando em consideração o estilo do casal e o estilo do casamento. Vou contar um pouco para vocês sobre as minhas pesquisas e sobre a minha escolha para a música da cerimônia.

Orquestra em igreja. Foto meramente ilustrativa.


As três bandas que consideramos contratar para a cerimônia foram o Coral Del Chiaro, a Banda Baddini e a Banda Lyra. Vou falar um pouquinho mais sobre cada uma delas.

Coral Del Chiaro – O Coral Del Chiaro é um dos corais mais famosos e tradicionais do país. A unidade de Sorocaba atende a região. No Workshop do Moinho Velho, o primeiro que participei, eles fizeram uma apresentação de diversas músicas para a cerimônia. Eu e o noivo adoramos, mas ainda não tínhamos começado as pesquisas sobre música para cerimônia. Para você terem uma ideia tinha gente chorando na marcha nupcial, mesmo sem ter noiva rs.  Depois de um tempo fomos em outro workshop deles, e além da apresentação impecável para a cerimônia vimos também o quarteto de jazz, que vai muito bem na recepção dos convidados e/ou no almoço/jantar, mas aí já é assunto para o próximo post. O atendimento deles é muito bom, tanto pessoalmente quanto por email.

Banda Baddini – A Banda Baddini tem um nome bastante consolidado em Sorocaba e região. Além da animada banda para festa eles também trabalham com música para a cerimônia e diversas outras formações. Fomos ao workshop deles e gostamos, eles apresentaram um repertório bem diferenciado com músicas mais modernas, mas sem esquecer as tradicionais. Fui super bem atendida pelo Luiz quando fui no escritório da banda para pegar orçamento.

Banda Lyra – A Banda Lyra também trabalha com músicas para a cerimônia e tivemos a oportunidade de ver uma apresentação deles em um workshop, também gostamos bastante. Aliás uma das cantoras da banda arrasa. Em um post aqui no blog falei sobre o Workshop da Banda Lyra. Nesse workshop eles também apresentaram a banda para festa e um quinteto de jazz, muito bons. Em relação ao atendimento não sei dizer, eles foram bem rápidos para responder meu email, mas não cheguei a ir pessoalmente no escritório deles.

Orquestra ao ar livre. Foto meramente ilustrativa.

Minha escolha
Com essas três bandas pré selecionadas tínhamos que escolher uma. Confesso que a cerimônia foi bem mais fácil de escolher do que a música para a festa, mas ainda assim é difícil. Comparamos os orçamentos recebidos não simplesmente para escolher o mais barato, e sim para escolher o que achávamos o mais adequado. Consideramos também a versatilidade das bandas, já que nosso casamento não será muito tradicional e é provável que tenhamos algumas músicas um pouco diferentes do que costumamos ouvir por aí.
Os orçamentos incluíam a mesma quantidade de instrumentos e vozes. Tanto a banda Baddini quanto a Lyra se destacaram mais pela banda da festa (na minha opinião) que são realmente muito boas. Em relação a cerimônia o Coral Del Chiaro se destaca, eles são ótimos, o custo é maior, mas pela qualidade eu acho que vale a pena. Por isso, nós nos decidimos pelo Coral Del Chiaro. Eu não conseguiria escolher outra orquestra para a cerimônia do meu casamento.

Existem outras bandas em Sorocaba que são bem conhecidas, mas que eu não cheguei a pesquisar. Algumas eu pesquisei, mas não me interessei.
Para quem estiver procurando por música para o casamento eu recomendo ir aos workshops e conversar pessoalmente com as bandas, faz bastante diferença.

Vou fazer uma postagem separada falando sobre a música para a recepção, ok? Fiquem de olho.

Espero que tenham gostado das dicas de música para a cerimônia. E não esqueçam de comentar ou mandar email contando de suas pesquisas e dificuldades sobre isso. 😉

Beijos

Sobre o autor | Website

Recém casada e eterna noiva, apaixonada por casamentos e pronta para compartilhar experiências e ajudar outras noivas de Sorocaba e do Brasil.

4 Comentários

  1. Eu e o noivo vamos nos casar ao ar livre durante o dia. Nós não queremos coral, somente o instrumental; talvez um 4º ou trio de cordas ou ainda só o violão. Achamos que o instrumental deixará uma cerimônia muito mais leve.
    Estamos em contato com um rapaz de Curitiba, muito conhecido no youtube pelas suas video-aulas. Achamos ele perfeito!

    Ansiosa pelo post sobre as musicas da recepção! Você vai falar também sobre as musicas que ficam tocando antes do casamento, no caso de cerimonia e recepção ser no mesmo local?

    Bjos!

  2. Dalila Rosa disse:

    O coral costuma ser opcional, todos esses que eu comentei oferecem opção sem coral, somente orquestra, ou orquestra e voz solista de você preferir (é uma opção legal).
    A cerimônia do meu casamento também será durante o dia e ao ar livre, por isso escolhi só orquestra, sem o coral. Acho que combina mais.
    Só o violão para a cerimônia não dá muita emoção, mas combina se for um estilo de casamento bem descontraído e informal.
    Se você quiser uma cerimônia mais emocionante, mesmo que com um ar mais leve acho que vale a pena uma formação pequena de orquestra, com uns 5 ou 6 instrumentos. Fica bem legal e não "pesa".
    Bjos :)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: