Save the date – O que é? Qual a vantagem? Como fazer?
Para quem ainda não conhece, o Save the date é um costume americano que vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil.A ideia do Save the date é avisar a data do casamento para seus convidados com mais antecedência, para que eles possam se programar e deixar a data reservada na agenda deles.
Vamos entender um pouco mais sobre o save the date, ver algumas sugestões de como fazer e uma dica de um site que oferece alguns modelos prontos e customizáveis?
O que é Save the Date para casamentos?
Você pode estar se perguntando “Para que mandar um save the date para os convidados se você vai ter que mandar o convite de qualquer forma, manda logo o convite de uma vez”. A questão é que não é a mesma coisa. É claro que ninguém é obrigado a enviar um save the date aos convidados, mas fazer isso tem lá suas vantagens.
Levando em consideração que o convite deve ser entregue mais ou menos entre 30 a 45 dias antes da data do casamento o save the date pode ser uma vantagem em relação a isso. Não acho legal entregar o convite com muito tempo de antecedência, o convidado achando que tem bastante tempo pode deixar para pensar no assunto depois e acabar se atrapalhando com as providências que precisar tomar.
Com quanto tempo de antecedência devo entregar o Save the Date?
Não podemos esquecer que algumas pessoas gostam/precisam se planejar com mais antecedência e o save the date respeita isso. Se você for fazer um Destination Wedding ou tiver convidados de outra cidade é bem educado da sua parte enviar o save the date, já que é certo que eles terão que se programar e mesmo que seus convidados sejam tranquilos e façam um “bate e volta” você ao menos ofereceu a eles a oportunidade de se programarem com antecedência.
O ideal em casos de Destination Wedding é entregar o Save the Date com 6 à 8 meses de antecedência da data do casamento.
O que devo escrever no Save the Date?
No save the date não é preciso dar muitos detalhes sobre o casamento. Mencione somente a data e a cidade onde será realizada a festa e a cerimônia. Também é legal mencionar o site dos noivos, caso tenham um.
Outro item importante é mencionar que aquele não é o convite oficial, que o convite com todos os detalhes sobre o casamento será entregue mais para frente. Não podemos esquecer que a maioria das pessoas não estão acostumadas com o Save the Date, afinal esse é um costume recente, por isso, receber o Save the Date pode gerar dúvidas em algumas pessoas.
Vejam esses modelinhos diferentes de save the date e no final uma super dica para você mesma fazer o seu.
Onde fazer o meu próprio Save the Date?
Se gostou das dicas, clique no “Curtir” e compartilhe com suas amigas! 😉
Beijos
Eu com certeza terei o save the date! Mas devido ao orçamento baixo, será enviado por e-mail para a maioria, e só irei imprimir algumas vias para os mais idosos que não tem acesso.
Beijos