Noiva, nós podemos te ajudar a ter um casamento dos sonhos! Receba as principais novidades.

9 Dicas para as noivas que querem madrinhas com vestidos iguais

Nos Estados Unidos há o costume das madrinhas usarem vestidos iguais, todos da mesma cor, as vezes do mesmo modelo também. Esse costume vem chegando no Brasil há algum tempo e está conquistando o coração da mulherada. A questão é que esse não é um costume no Brasil, então se você quiser muito que suas madrinhas usem vestidos da mesma cor vale a pena conferir essas dicas.


1. Não imponha

Antes de qualquer coisa não se esqueça que no Brasil não temos o costume de usar vestidos iguais quando somos madrinhas, então não tente impor nada. Não é legal obrigar nada a ninguém, afinal, vivemos numa democracia e isso é muito bom.

 

2. Converse

Não tenha medo de conversar com suas madrinhas e deixar claro o seu desejo de que elas usem a mesma cor. Afinal, se você as escolheu para serem suas madrinhas é sinal de que vocês têm intimidade e são queridas umas pelas outras. Tenho certeza que elas farão o possível para agradar a noiva nessa data tão especial. Pode ser mais fácil do que você imagina.

 

3. Defina comprimento e estilo

A noiva pode e deve orientar as madrinhas em relação ao comprimento do vestido e ao estilo. O estilo do vestido deve estar de acordo com o estilo da festa e as únicas pessoas que sabem o estilo que a festa terá são os noivos. Se o casamento será luxuoso as madrinhas devem usar vestidos mais elegantes e sofisticados, se o casamento for mais simples os vestidos das madrinhas também devem ser mais simples, mas cuidado para não exagerar na simplicidade, continua sendo um casamento. E lembre-se, se a noiva não orientar as madrinhas em relação a isso corre o risco delas se sentirem deslocadas durante o casamento.

 

4. Entre em um acordo.

Reúna todas as madrinhas e tentem chegar em um acordo, busquem inspirações de cores de vestidos que agradem a todas. A noiva pode sugerir uma cor de sua preferência, se todas concordarem ótimo, senão conversem amigavelmente até chegar a uma conclusão. É importante buscar inspirações e mostrar para todas as madrinhas, isso ajuda bastante, as vezes alguma madrinha não gosta e não quer usar um rosa bebê, mas um rosa envelhecido pode ser que ela tope. Caso as madrinhas morem longe ou seja difícil reunir todas aproveite a tecnologia, façam uma conferência no skype, criem um grupo ou um chat no facebook, ou o que for mais fácil para vocês, opções não faltam.

 

5. Madrinha não faz parte da decoração

Cuidado para não exagerar na escolha das cores e vestir as madrinhas como se fossem arranjos de mesa, elas não fazem parte da decoração. A cor do vestido delas pode harmonizar com a decoração, mas não precisa e não deve ser exatamente igual. Você corre o risco de deixar suas madrinhas constrangidas e tirar o brilho que elas também merecem.

 

6. Não escolha um modelo

Com comprimento e cor escolhida, deixe que cada madrinha escolha o modelo que mais lhe agrada no corpo. Se tem uma coisa chata é você ficar horas em um casamento com um vestido que você não fica à vontade nem confortável. Queremos nossas madrinhas se sentindo lindas.

 

7. Indique uma costureira ou estilista

Quando as madrinhas mandam fazer o vestido no mesmo local há algumas vantagens, a mais importante delas é que pode ser usado o mesmo tecido para todos os vestidos, assim não corre o risco das madrinhas chegarem com a mesma cor, mas com tons diferentes. Afinal, só de mudar o tecido a cor já fica diferente. Além disso, é bem capaz de conseguirem um descontinho. Lembrando que indicar não é impor. Caso não dê certo de todas usarem exatamente o mesmo tom não se desespere, veja a foto abaixo, também fica muito bonito todas com a mesma cor, mas com tons levemente diferentes.

 

8. Considere a situação financeira das madrinhas

Não esqueça de pensar que o vestido pode pesar no orçamento da sua madrinha, ou seja, não indique uma estilista renomada para fazer um vestido super elegante se suas madrinhas não têm condições de pagar por isso.

 

9. Deixe suas madrinhas à vontade

Sabemos que sonho é sonho e toda noiva tem os seus, mas não tente coagir suas madrinhas, não faça chantagem emocional ou qualquer coisa que elas se sintam obrigadas a ceder às suas vontades. Seja flexível, pois, para seu grande dia ser perfeito todos devem estar felizes e satisfeitos.

Vamos conferir alguns modelitos que nos inspiram:

Madrinhas de verde com modelos e tons levemente diferentes.

 

Madrinhas de rosa com modelos e tons levemente diferentes.

 

Madrinhas de azul. Todos os vestidos tem exatamente o mesmo tom e tecido, mas cada um tem um tipo de decote escolhido pela madrinha.

 

Aqui se repete o padrão da foto anterior, todas com o mesmo tom de rosa e o mesmo tecido, mas com decotes diferentes.

 

Já nesse as madrinhas usam o vestido exatamente igual, a mesma cor, modelo e tecido.

 

Fugindo um pouco da ideia de vestidos com cores iguais há também a opção dos vestidos em tons pastel, eles harmonizam entre si e ficam lindos na foto.

 

Outra opção de madrinhas com tons pastel. Repare que todos os modelos apesar de diferentes possuem o mesmo tecido, isso deixa tudo mais agradável de se olhar.

 

Espero que essa postagem ajudem as noivas e as madrinhas em relação a esse assunto. Sei que muita gente tem dificuldade para lidar com isso. Quem ainda tiver alguma dúvida deixe nos comentários que eu respondo.

 

Se gostou das dicas aproveite para se inscrever no blog e ficar por dentro de outras dicas exclusivas como essa.

Não esqueça de clicar no “CURTIR”!

Beijos

 

| Website

Recém casada e eterna noiva, apaixonada por casamentos e pronta para compartilhar experiências e ajudar outras noivas de Sorocaba e do Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

112 Comentários

  1. Acho lindo e pretendo fazer no meu, as madrinhas com tons diferentes. Uma das pessoas que pretendo convidar pra madrinha já não se mostrou muito contente com a ideia de cores parecidas.
    Disse que era melhor ficar tudo igual, mas os padrões dos corpos delas todas são bem variados, certeza que alguém se sentirá mal, vai ter que rolar algumas conversinhas básicas!!! Obrigada pelas dicas

    icantkeepcalmnow.blogspot.com.br

  2. Nathalia disse:

    Muito obrigada pelas dicas!
    Minhas madrinhas irão de rosa bebe, mas a minha maior dúvida é em relação às mães..Quais cores daria certo para as mães?
    Desde já sou grata,
    Beijinhos

  3. Dalila Rosa disse:

    Oi Vanessa, é bom conversar sim, mostre para ela algumas fotos de tons diferentes para ela ver que também fica muito bonito. E lembrando, que se todas toparem mandar fazer o vestido, dá para escolher o mesmo tecido e mesmo tom, e cada uma escolhe o modelo que melhor se adapta ao corpo delas.

  4. Dalila Rosa disse:

    Oi Nathalia,
    Não existem regras para a cor do vestido das mães, mas existem algumas recomendações. O que é aconselhado é que elas usem modelos mais discretos e elegantes, cores neutras caem muito bem, mas se as mães preferirem usar uma corzinha mais viva é só não exagerar. Por exemplo, prefira um verde oliva e não um verde neon.
    Eu, particularmente, prefiro tons mais claros para as mães nude, rosa envelhecido, salmão, azul bebê. Se for mais escuro pode ser azul marinho, azul petróleo (lindo para mães), bordô. São muitas opções.
    No seu caso, que as madrinhas vão usar rosa bebê, ficaria muito bonito que as mães usassem azul bebê, ou petróleo. Assim elas ficam com cores diferentes, mas que harmonizam.
    Espero ter ajudado!
    Bjos

  5. Nathalia disse:

    Muito Obrigada Dalila por sua resposta!

    Minha mãe gostou de um vestido azul royal, é lindo! Mas no caso as mães teriam que ir com o mesmo tom?

    Obrigadinha!Beijo

  6. Dalila Rosa disse:

    Nathalia, as mães não precisam ir com o mesmo tom não. Só se você ou elas quiserem, mas não tem necessidade. =)
    Beijos

  7. Nathalia disse:

    Ahh muito obrigada!
    Beijinhos

  8. Anônimo disse:

    Olá Dalila Rosa, minhas vou casar em setembro de 2015 o casamento será de noite, e pedi para que as madrinhas fossem de azul royal mas cada uma vai escolher seu modelo, minha dúvida é já que elas vão de cor azul royal qual seria a melhor cor para as mães? Obrigada, Beijos

  9. Dalila Rosa disse:

    Olá!
    Converse com as mães e escolha um cor junto com elas, o ideal é que elas usem uma cor diferente das madrinhas e já que todas as madrinhas vão usar a mesma cor é interessante que as mães também usem a mesma cor (desde que diferente das madrinhas).
    Elas podem usar um tom de rosa mais escuro, como um rosa envelhecido que é lindo e elegante, outras opções que gosto bastante para mães são: lilás, verde (tem vários tons lindos), procurando sempre tons mais sóbrios e elegantes.
    Espero ter ajudado.
    Se tiver mais dúvidas pode perguntar! =)
    Bjos

  10. Bruna Alves disse:

    Ola Dalila , adorei as dicas , porem me surgiu uma duvida ! Ficaria estranho todas minhas madrinhad com o mesmo tom rosa rubi , e minha decoraçao sendo rosa bebe ?

  11. Dalila Rosa disse:

    Oi Bruna, ficaria ótimo!
    O Rosa Rubi "harmoniza" com o rosa bebê, são tons que combinam, mas como não é exatamente igual não tem perigo. Não vai parecer que elas fazem parte da decoração! 😉

  12. Bruna disse:

    Obrigada pela dica 🙂
    Bjs

  13. angelica disse:

    tenho que padronizar as minhas madrinha e as madrinha do meu noivo as minhas madrinhas escolheu o tom a azul a do noivo pode ser outro tom ?

  14. Dalila Rosa disse:

    Angélica, depende.
    Depende do gosto das madrinhas e do seu gosto.
    Eu particularmente prefiro que todas as madrinhas sigam as mesmas regras, mas elas podem sim usar cores diferentes. O efeito pode até ficar bastante legal. Uma dica nesse caso seria as madrinhas do seu noivo escolherem um tom que não "brigue" com o azul das suas madrinhas.
    Espero ter ajudado! 🙂
    Bjos

  15. Olá Boa Noite, eu gostaria de uma ajudinha meu casamento será a noite nas cores branco, rosa seco com toques de dourado, porém tô em duvida quanto a cor dos vestidos da madrinha todas serão com uma cor padrão estava pensando na cor azul tiffany mas não sei se combina com as cores do casamento, preciso muito de ajuda (HELP) desde já agradeço. Ah e parabéns pelo Blog beijos <3

  16. Dalila Rosa disse:

    Oi Pâmella, desculpa a demora em responder, estava na correria com o final dos preparativos do meu casamento e lua de mel =)
    No seu caso, como não terá cores muito chamativas na decoração do casamento acho super válido que as madrinhas usem o azul tiffany. Como eu falei, o mais importante é as madrinhas estarem em harmonia com a decoração, não precisa usar a mesma cor.
    Eu aprovo sua ideia! 😉
    Espero ter ajudado.
    Bjos
    Dalila

  17. Anônimo disse:

    Oi Dalila,minhas madrinha vão usar azul turquesa, e as toalhas da mesa tambem serão turquesa,com arranjos de flores brancas, será que ficaria bom?? e gostaria de comprar o tecido para as madrinhas, qual o melhor tecido,nesse caso?

  18. Dalila Rosa disse:

    Olá… se você faz questão que suas madrinhas usem o turquesa e que ele esteja na decoração tudo bem, só tome cuidado para não ficar muito carregado, tente "quebrar" um pouco o turquesa, abuse do branco, para deixar a decoração mais suave.
    Como o turquesa é uma cor difícil de ser encontrada em vestidos, recomendo mesmo que o tecido seja comprado junto para todas as madrinhas. O tipo de tecido depende muito do modelo do vestido e do seu gosto e das madrinhas. O ideal nesse caso é consultar antes uma costureira/estilista para dar a dica do tecido ideal.
    Espero ter ajudado! Bjos

  19. karina disse:

    Boa noite escolhi azul royal para as madrinhas estou indecisa em relação a cor da decoração posso usar azul BB?? Aceito sugestões ..ah me caso dia 08/08/2015 aguardo sua resposta obg

  20. karina disse:

    Boa noite escolhi azul royal para as madrinhas estou indecisa em relação a cor da decoração posso usar azul BB?? Aceito sugestões ..ah me caso dia 08/08/2015 aguardo sua resposta obg

  21. Dalila Rosa disse:

    Oi Karina, pode usar o azul bebê sim.
    Uma sugestão é misturar o azul claro com outra cor, por exemplo, branco, ou até mesmo creme ou rosa. Vai do seu gosto.
    Eu gosto dessa misturinha de cores, acho que deixa a decoração mais suave e elegante.
    Espero ter ajudado! Bjos

  22. Boa noite! Vou me casar em setembro às 20:30 minha decoração vai ser branco e rosa gostaria de saber se posso escolher os vestidos das madrinhas de rosa bebe e os das mães de salmão? Ou que cor posso escolher?

  23. Dalila Rosa disse:

    Olá Alexandra,
    A decoração será um tom de rosa mais forte? Se for, fica legal as madrinhas de rosa bebê sim! =)
    Em relação às mães, você poderia usar um tom que se diferenciasse um pouco mais das madrinhas, já que o salmão é próximo do rosa bebê, poderia ser um nude ou um azul claro. Outra cor que eu adoro para as mães e se encaixaria bem no seu caso, é o verde menta (coloca no google para você ver o tom).
    Agora se a sua ideia for deixar as mães com cores mais próximas das madrinhas pode usar o salmão, só tem que tomar cuidado na hora de escolher o tecido, para ver se o tom vai harmonizar bem, tem uns tons de salmão meio alaranjados que destoam um pouco do rosa bebê.
    Espero ter ajudado!
    Beijos!

  24. Aline Ribeiro disse:

    Bom dia,
    Os tons da decoração do meu casamento serao rosa, dourado e champagne. A cerimonia será no final da tarde e a festa a noite. Gostaria de colocar as madrinas no mesmo tom de rosa…puxando tambem para o uva. Necessito de 6 tons de rosa…poderia me indicar?

  25. Dalila Rosa disse:

    Oi Aline, eu adoooro madrinhas de rosa. Você sabia que o "Rosa Quartzo" será a cor do ano de 2016? A Pantone lançou para substituir o Marsala! 😉

    Encontrei no google essa paleta de cores, com os tons de rosa que fazem parte dessa paleta que será tendência para o próximo ano. Acho que você vai gostar, pois, também puxa para o tom de uva que você quer. Veja no link abaixo:
    http://fikdikblog.com/wp-content/uploads/2015/10/rose-quartz-tendencia.jpg

    Uma dica é escolher alguns tons do mais claro ao mais escuro, para combinar com todos os tipos de peles e gostos pessoais das madrinhas.

    Espero ter ajudado e se tiver mais dúvidas pode perguntar! :*
    Ahh.. e depois me mande as fotos das madrinhas hein hehehe vou querer ver!

    Beijos

  26. Unknown disse:

    Olá, meu casamento será nas cores branco e azul Royal, qual cor mais indicada para madrinhas?? E a gravata dos.padrinhos precisam ser da cor do vestido da madrinha, to perdidinha,,, helppp..

  27. Jacqueline disse:

    Meu nome é Jacqueline, esqueci de.mudar no comentário acima

  28. Olá, meu casamento será nas cores branco e azul Royal, qual cor mais indicada para madrinhas?? E a gravata dos.padrinhos precisam ser da cor do vestido da madrinha, to perdidinha,,, helppp..

  29. Anônimo disse:

    Olá! Boa Noite! Meu casamento será em abril/2016 às 18h. Minha decoração será verde e branco, meu buquê será rosa pink + rosa rosa, minhas madrinhas irão de azul royal. Você acha que estas cores combinam? Ficam em harmonia? Outra coisa: Minha mãe e minha sogra jamais entrarão num consenso com relação à cor de seus vestidos. Elas podem ir cada uma com sua cor ou fica feio? Neste caso, seria melhor não padronizar as madrinhas ou não tem nada a ver? Por favor, me ajude!!!

  30. Verbo Casar disse:

    Oi Jacqueline,
    Eu particularmente adoro azul royal com preto, e também adoro madrinhas de preto, acho que ficaria muito chic e moderno. Mas como eu sei que muitas noivas não gostam da ideia de ter pessoas de preto no casamento, você pode optar por outras cores como o vermelho, por exemplo, que fica uma cor bem diferente da decoração, mas que não briga, são tons complementares. Os tons de laranja e coral (amo!) também ficam legais.
    Outras opções mais neutras como o "nude" também caem bem.
    A cor das gravatas dos padrinhos não "precisam" ser iguais as dos vestidos, se você quiser igual você pode pedir, mas não tem nenhuma regra que diz isso, rs. O casal de padrinhos devem estar em harmonia também, mas nada que uma gravata de um tom neutro não resolva! rsrs.
    Espero ter ajudado!
    Qualquer outra dúvida é só perguntarr!!!

    Beijos

  31. Verbo Casar disse:

    Eu gosto quando as mães se diferenciam das madrinhas, afinal elas são especiais e merecem um destaque, né?
    Não tem problema padronizar as madrinhas e as mães ficarem em cores diferentes.
    É bom só elas levarem em consideração que as madrinhas vão usar o azul royal, para não escolherem uma cor que brigue demais, como um verde forte que destoa muito, por exemplo.

    Bjss

  32. Fernanda Sousa disse:

    Boa Noite!!
    Gostei muito dos vestidos iguais “Madrinhas de azul”. Todos os vestidos tem exatamente o mesmo tom e tecido, mas cada um tem um tipo de decote escolhido pela madrinha. Poderia informar-me tipo de tecido/modelo cor? Quero fazer exatamente igual ao do blog.

    Aguardo retorno

    Grata

    Fernanda Sousa

    • Dalila disse:

      Oi Fernanda!
      O tecido dos vestidos que você gostou é o Tafetá!
      Fico feliz que o post tenha te inspirado 😉 hehe
      Ah… depois me mande as fotos das suas madrinhas, vou querer ver!

      Beijos

      • Fernanda Sousa disse:

        Bom Dia! Dalila
        Muito obrigada por responder, poderia por gentileza , informar-me o cód. da cor desse azul.
        O buque das madrinhas é de rosa nacional ou importado, estou procurando conforme o blog nos detalhes. ” Gostei muito”.

        Aguardo retorno

        Obrigada

        Fernanda Sousa

  33. Fernanda Sousa disse:

    Dalila

    Como consigo o desenho do vestido ,preciso saber os detalhes.
    Caso tenha em revista, em que revista eu consigo.

    http://3.bp.blogspot.com/-JT3VhVjrk44/U4fMq8z0lJI/AAAAAAAACFw/b3sWa-8VSQ4/s1600/madrinhas-casamento-cores-iguais.jpg

    Aguardo retorno

    Grata
    Fernanda Sousa

    • Dalila disse:

      Fernanda,
      A cor exata e o desenho do vestido eu não tenho.
      O modelo não parece ser muito difícil de replicar, procure uma costureira ou estilista e peça um desenho. Muitas lojas de vestido de noiva fazem o desenho do vestido se você levar a foto, ou simplesmente, se descrevê-lo.
      O tecido você teria que garimpar, passe nas lojas e veja as cores disponíveis, tire foto para não esquecer do tom.

      Bjooo

  34. Bárbara disse:

    Olá! As cores escolhidas para meu casamento são amarelo e lavanda. Provavelmente a decoração não ficará apenas no tom lavanda, acho que haverá uma mistura de tons, tipo lilás, roxo, etc. ainda não sei bem. Eu havia pensado em colocar os vestidos das madrinhas de amarelo (cada um com seu modelo) e minha mãe e sogra com a cor lavanda (ou nesses tons parecidos). Eu realmente não havia pensado nisso de parecer “fazer parte da decoração” kkkk. Bom, quero muito uma dica, pois eu não queria colocar os vestidos com uma cor totalmente diferente do casamento.

    • Dalila disse:

      Bárbara, se seu casamento for à noite sua madrinhas poderiam usar dourado, ficaria lindo, remete ao amarelo, mas sem parecer que elas estão de amarelo para combinar com a decoração, rs. Nesse caso, as mães poderiam usar algum tom de cinza ou prata. Você quase manteria sua ideia inicial das madrinhas de amarelo e mães de lavanda, mas de uma forma mais natural, sem correr o risco de pesar nas cores.
      O que você acha?
      Bjoss

  35. Gabriela disse:

    Sonho em deixar todas iguais! Acho lindo e harmonioso as madrinhas com mesmo tom e tecido, dando a liberdade do modelo mais confortável.
    Não sei o que fazer com as mães, já que não queria elas iguais às madrinhas e fico com medo de ficar algo totalmente fora do padrão com cada uma vestindo uma cor qualquer.
    Meu casamento será marsala e dourado, com a paleta de tons pasteis coadjuvantes (rosé, nude, bege), e pensei em colocar as madrinhas de rosa nude, já que o destaque da decoração será o marsala.

    • Dalila disse:

      Oi Gabriela,
      Achei ótima a sua ideia para o vestido das madrinhas, com certeza ficará harmônico.
      No caso das mães, como você não quer que elas usem a mesma cor que as madrinhas, pode apostar em um tom de lilás ou algum outro tom de nude. Acho que ficaria muito bonito. =)
      Espero ter ajudado!
      Beijos

  36. Larissa disse:

    Oi, eu quero muito que minhas madrinhas estejam da mesma cor. Pensei na cor azul royal pois gosto, mto, mas meu medo é que nem todas encontrem o mesmo tom, e como vou deixar a vontade para elas escolherem o modelo e o tecido, me preocupo em o tom mudar de tecido para tecido.
    Estou na duvida se dou uma paleta de tons em azul para elas ficarem mais a vontade ou se dou apenas o royal.

    • Larissa disse:

      esqueci de falar que terei madrinhas loiras, morenas e negras, o azul royal combina em todos os tons? ou seria realmente melhor entregar a paleta de cores, e deixar elas escolherem a melhor para cada uma?

    • Dalila disse:

      Oi Larissa,
      O Azul Royal é lindo, mas realmente será difícil que todas as suas madrinhas encontrem o mesmo tom.
      Definir uma paleta de cores facilita bastante a vida delas. Outra opção bastante simpática é você presenteá-las com o tecido, assim todas teriam o mesmo tecido exatamente da mesma cor, e as madrinhas só teriam que arcar com a costureira/estilista para fazer o modelo como preferir.
      Em relação a cor da pele, vai mais do gosto pessoal de cada uma ou do tom exato da pele. Na minha opinião o azul Royal vai bem com qualquer pele, mas te aconselho a conversar com suas madrinhas sobre o assunto. Veja a opinião delas! 🙂

      Te ajudei? 🙂
      Beijoss

      • Larissa disse:

        Ajudou sim, conversei com algumas, e nem todas gostaram da ideia, elas preferem a paleta, para elas escolherem o tom, to ate começando a achar melhor, rss, pelo fato de ter varios tons azul royal, entao pq nao varios tons de azul rsss

  37. Kédima disse:

    Boa tarde,
    Vou me casar este ano e minha decoração será rosa e branco. Vou padronizar a cor do vestido das madrinhas e das damas honra (adultas), porém estou perdida, porque as madrinhas querem cor azul. Sugestão do que fazer??

    • Dalila disse:

      Kédima, se você já conversou com suas madrinhas e todas concordaram com a cor azul está ótimooo!
      O mais importante é elas se sentirem à vontade na cor escolhida, se sentirem seguras e bonitas, para “fazer bonito” no dia do casamento.
      Azul é uma cor super democrática e vai bem com tudo e com todos.
      E na minha opinião o azul e o rosa não brigam… vai ficar ótimo!

      Vai em frente com essa ideia! 😉
      Depois me mande fotos! hehe
      Beijoss

  38. jessica disse:

    Boa noite,

    Minha decoração vai ser rose, queria minhas madrinhas da mesma cor de vestido. Qual cor vc acha que iria ficar legal.

    • Dalila disse:

      Oi Jessica,
      O Rosê é uma cor super neutra. Qualquer cor para o vestido das madrinhas vai bem nesse caso, fale com elas e veja qual cor a maioria prefere! 😉
      Assim é bom que fica mais tranquilo para você entrar em um acordo com elas! Espero ter ajudado!
      Beijoss

  39. Stefani disse:

    Bom dia Dalila,
    Gostaria de uma ajudinha….Estou muito confusa em relação a cor dos vestidos das madrinhas,minha festa a principio seria branca e amarela,ai pensei em colocar minhas madrinhas de amarelo..mais logo pensei que ficará muito igual,ai pensei em acrescentar mais uma cor para branco,amarelo e roxo,para assim ter mais opção em escolher a cor para as madrinhas,ai gostaria de uma ajuda em relação a isso,coloco minhas madrinhas de amarelo ou roxo?ou qual outra cor ficaria melhor?
    Aguardo a resposta…

    • Dalila disse:

      Oi Stefani,
      Amarelo e Roxo são duas cores bem marcantes, colocar as madrinhas com qualquer uma dessas cores deixaria elas bem parecidas com a decoração. E como eu falei no post, não é legal!
      Prefira uma cor que não tenha nada a ver com a decoração ou que seja próxima, mas não igual. Por exemplo, as madrinhas poderiam vestir um tom de azul que harmonize com o roxo. Com uma decoração amarela e roxa eu evitaria cores como verde bandeira e laranja, para não ficar mais uma cor forte brigando com as cores da decoração.
      O que você acha das minhas sugestões?
      Se tiver mais dúvidas pode falar, espero ter te ajudado!
      Beijos

  40. flavia disse:

    ola minhas madrinhas vao estar de vermelho gostaria de saber qual cor as maes poderia esta usando?pois á festa vai ser branco e vermelho.

    • Dalila disse:

      Oi Flávia,
      As mães podem usar qualquer cor que não brigue muito com o vermelho, para não ficar muito estranho no altar. Não precisa levar a cor da decoração em consideração.
      Eu, particularmente, não gosto de Pink com Vermelho, sei que muitas pessoas gostam e usam, mas na minha opinião não fica legal. Na verdade também acho que pink não combina para o vestido das mães dos noivos.
      Cores neutras e elegantes vão super bem para mães, como o nude e tons de rosa mais claros. O coral é uma cor linda e combina muito com mães, além de harmonizar bastante com o vermelho, e fica super bonito no altar. Outra sugestão um pouco mais escura seria a cor vinho (marsala).
      O que você acha? Qual mais te agrada?
      Espero que tenha gostado das minhas sugestões! 😉
      Beijoss

  41. Bruna disse:

    Muito obrigada pelas dicas Dalila!
    Minha decoração é azul royal. Eu estou querendo as minhas madrinhas todas em azul royal. Quero a mãe e a sogra diferentes porém tenho madrasta e meu noivo também e as duas estarão no altar. O que você acha deixo as 4 com cores aleatórias?
    Outra coisa eu moro com a minha avó ” ela é minha mãe” mas para ela ir ao altar chamei ela como madrinha. Mas quero que ela diferencie o vestido também, pensando que mãe e sogra vão com vestidos diferentes. Mas se eu fizer isso vou ter as madrinhas de azul e 5 pessoas (mães, madrastas e vó) com cores diferentes no altar. Acha que vai ficar muito poluído?? O que você me indica fazer? Deixando claro que minha sogra até então disse que gostava de azul e ontem me disse que não gosta, mas acha lindo as madrinhas todas irem, e não se importa em usar, por ser meu casamento, isso me deixou bem desconfortável. Se não tiver alternativa mesmo vou deixar minha ideia de lado e deixar elas irem como quiserem :(. Falei com umas 5 madrinhas e sei que não terei problemas com o azul, mas me preocupo com gostos e até situações financeiras.

    • Dalila disse:

      Oi Bruna,
      Sinceramente, se você terá 5 pessoas no altar com cores distintas, acho que não vale muito à pena padronizar as madrinhas. Vai ficar parecendo que você tentou padronizar, mas não conseguiu.
      Uma sugestão é você definir uma paleta mais ampla para todas, madrinhas, mães e madrastas. Assim cada uma fica com sua cor única, mas sem ficar aquele carnaval no altar. Por exemplo, você pode pedir para elas vestirem tons pastel, que é minha opção preferida hehe ou definir uma paleta de cores quentes e incluir vermelho, amarelo, laranja, rosa… ou de cores frias, azul, verde, cinza, lilás… vai ficar bem mais colorido que o padronizado, mas sem ficar com muitas cores brigando entre elas.
      Outra opção é manter as madrinhas padronizadas e pedir para as mães e madrastas usarem cores neutras (nude, rosê) ou tons de azul mais claros que fiquem legal com o azul royal.
      Em relação a sua vó, se ela estará entre as madrinhas acho que o vestido dela deve seguir a mesma regra das madrinhas, agora se você fizer questão que ela use uma cor diferente, minha sugestão é definir uma paleta de sua preferência! 😉
      Espero que eu tenha te ajudado!
      Se tiver mais dúvidas é só perguntar… depois me conte o que decidiu! 😉
      Bjoss

  42. Bruna disse:

    Ahh e se você puder e tiver ideias para cor do vestido para as mães, estou aceitando orientações 🙂

    Desde já agradeço

  43. Patricia disse:

    Olá Dalila!

    A decoração do meu casamento será champanhe, branco e talvez rosa claro em alguma flores, gostaria das madrinhas com vestido azul tiffany, você acha que ficaria bonito?
    Será que a cor azul tiffany é muito dificil de ser encontrada?

    Obrigado

    • Dalila disse:

      Oi Patricia, ficaria lindo as madrinhas de azul tiffany, mas é uma cor mais difícil de ser encontrada sim, mas é possível. De qualquer forma, vocês teriam que analisar a possibilidade de mandar fazer o vestido, encontrar o tecido nessa cor deve ser um pouco mais fácil. E as vezes encontramos o vestido pronto na cor escolhida, mas pode não ficar legal no corpo da madrinha ou até mesmo não “caber no bolso”.
      De onde você é? Peça indicação de costureiras ou estilistas na sua cidade! Sua cerimonialista deve conseguir te ajudar 😉
      Bjss

  44. Q.T.S disse:

    Olá, estou com uma grande duvida, será que vc pode me ajudar:?
    A principio sempre desejei padronizar minhas madrinhas, principalmente porque também terei damas adultas. Porém nos últimos dias percebi que elas estão insatisfeitas com as cores escolhidas (escolhi o verde tiffany pras madrinhas, o coral pras damas e o verde jade pra minhas irmas e cunhadas que entrarão antes das madrinhas + tbem estarão no altar) Será que exagerei??? Me caso em Setembro, pra mim estava td certo mais descobri ontem que especialmente as madrinhas não estão satisfeitas com minha escolha, principalmente com a padronização. e agora o q faço?. Como minha mãe e sogra já escolheram os vestidos delas (da minha mãe será um cinza bem clarinho e o da minha sogra será azul royal), pensei em deixar td mundo livre…. Pensei em apenas orientar elas a usarem cores pasteis. O q vc acha??? Me ajuda ai… Só lembrando que minha decoração ja esta fechada e será branco, coral e verde menta e meu casamento será em um sitio

    • Dalila disse:

      Oi querida,
      A ideia da padronização é para dar aquele efeito homogêneo no altar, mas isso não vai acontecer no seu caso. Imagine uma mãe de cinza, outra de azul royal, algumas pessoas com verde jade, outras com coral e outras com o tiffany.
      Na minha opinião não vale à pena, pois, você não terá esse efeito homogêneo e ainda desagradará suas madrinhas. Uma coisa que sempre precisamos levar em consideração é que as madrinhas precisam se sentir bem, precisam se sentir bonitas, nada mais chato do que madrinha com cara de desânimo, rs.
      Se para você é muito importante que elas usem a mesma cor, sente com elas, todas juntas (se for possível) e converse, veja o que elas acham, quais cores elas gostariam de usar. Se rolar um comum acordo, você poderia colocar as madrinhas, damas e irmãs com as mesmas cores.
      Se conversando com elas você achar que não vai rolar, opte pelos tons pastel… acho uma opção muito democrática e fica lindo em casamentos no campo.
      Não se preocupe com a cor da decoração, é melhor que não combine em nada com a decoração do que fique igual!
      Espero ter te ajudado, se tiver mais dúvidas pode perguntar.
      Depois volte para me contar o que decidiu! 😉
      Beijoss
      Dalila

  45. Brenna disse:

    Olá ! Eu sempre quis que minhas madrinhas fossem com a mesma cor , gostaria que fosse cor de rosa mas muitas não gostaram então optei pelo vermelho mas agora estou com receio das madrinhas chamarem mais atenção que eu . seria muito ruim pedir para mudar a cor agora? faltam 4 meses para o casamento

    • Dalila disse:

      Oi Brenna,
      Todas as suas madrinhas concordaram em usar o vermelho?
      Brenna, nenhuma outra pessoa vai chamar mais atenção que você no dia do seu casamento! Vai por mim! A noiva é a grande estrela e tem a atenção de todos, a expectativa de todos é de ver você entrar linda e ver o seu vestido. Não precisa se preocupar se alguém vai chamar mais atenção que você, porque isso não vai acontecer, é simplesmente impossível!
      Acho que 4 meses é pouco tempo para trocar a cor do vestido e sinceramente não vejo motivo para isso, mas se eu não tiver te convencido converse com suas madrinhas, mas se alguma delas já tiver escolhido o vestido deixe para lá…. mas eu no seu lugar nem tocaria nesse assunto hehe
      Espero ter te ajudado!!!
      Beijoss

  46. Stela disse:

    Olá Dalila, boa noite…Tudo bem?
    As cores da minha decoração serão: branco, rosa bebê e azul bebê.
    Gostaria que minhas madrinhas usassem um corsage no mesmo tom que o rosa da decoração e que fossem de rosa, mas não defini um tom específico. (Detalhe: Não sabia que as mães, devem estar com cores diferente das madrinhas…rsrs. Qual me sugere?)
    E os padrinhos? Tinha pensado em dar as gravatas na cor azul bebê, fica estranho?
    Seria melhor padrinhos e madrinhas estarem em harmonia entre si (vestido x gravata)?

    • Dalila disse:

      Oi Stela,
      Para as mães eu não recomendo cores muito vibrantes, mas pode ser a cor de sua preferência, ou da preferência delas, rs. Um nude cai super bem, ou um dourado se o casamento for a noite, acho super chic mãe de dourado.
      Acho que se as madrinhas forem de rosa bebê e os padrinhos com gravatas azuis ficaria com cara de combinando com a decoração.
      Como o rosa possui várioooss tons não tem problema se suas madrinhas forem de rosa e sua decoração também for rosa, mesmo pq o rosa é quase uma cor neutra. né? hehe.
      É sempre bom que o padrinho e a madrinha estejam em harmonia se forem entrar juntos, mas não precisa ser a gravata da mesma cor do vestido. Só tomar cuidado para não ficar aquela coisa carnavalesca, tipo a madrinha de verde bandeira e o padrinho de gravata laranja. Geralmente os homens são mais neutros e não costumam causar problemas hehe.
      Espero ter te ajudado… mas se ainda tiver dúvidas pode perguntar! 😉
      Bjss

  47. Juliana disse:

    Boa noite Dalila!
    Estou com um grande problema, me caso em Outubro e escolhi uma cor complicada para as minhas madrinhas, escolhi o roxo, q também será a cor da minha decoração, roxo e branco. Só que elas estão com um pouco de dificuldade de achar vestidos nessa cor, isso pq eu não escolhi tom. Seria melhor deixar elas livres? E como li o seu post e os comentários tb, acabei ficando preocupada em deixar tudo roxo.
    As Mães deixei livres tb!

    Obrigada pelas dicas!
    Bjs

    • Dalila disse:

      Oi Juliana,
      Uma opção é você combinar com as madrinhas de tentarem escolher tons semelhantes ao roxo, mas deixar um pouco mais livre, por exemplo, liberar rosa, roxo, lilás, vinho, rosê, nude. Que acaba ficando uma paleta harmônica e não briga com a sua ideia inicial! Se for muito difícil conciliar dessa forma com sua madrinhas acho melhor liberar as cores.
      Para padronizar todas as madrinhas com a mesma cor é muito mais fácil se for mandar fazer o vestido em uma costureira ou estilista. Para comprar pronto ou alugar fica bem mais difícil, aí teria que escolher uma cor mais neutra ou da moda, mas como falta pouco tempo para seu casamento não sei se daria tempo de todas conseguirem mandar fazer o vestido, teria que correr! 😉
      Espero ter te ajudado! Se tiver mais dúvidas pode perguntar!
      Bjsss

  48. maria josineide silva disse:

    boa noite
    vou casar e estou com muitas duvidas voçe pode me ajudar
    vou casar minha decoração sera azul e amarela
    quero que as madrinhas estejam vestida da mesma cor, mas a minha duvida e as madrinha tem que usar a mesma cor da decoração?
    pensei em colocar as madrinha usando verde oliva sera que fica legal ou vai ficar muito colorido ja que a decoração e amarelo e azul
    tambem gostaria de saber se os pais tem que usar as mesma cor dos padrinhos?

    • Dalila disse:

      Boa noite Maria!
      Não, as madrinhas não têm que usar a mesma cor da decoração. Aliás, o recomendado é que elas usem uma cor diferente, as madrinhas não fazem parte da decoração. É preferível que elas usem uma cor que não tenha nada a ver, como o verde oliva que você pensou, do que use uma cor igual (especialmente no caso de cores marcantes como o amarelo). Eu super aprovo o verde oliva para as madrinhas, mesmo a decoração sendo azul e amarela.
      As mães podem usar cores diferentes das madrinhas, eu gosto mais quando as cores das mães combinam com a das madrinhas, para ficar uma imagem mais agradável no altar.
      Espero ter te ajudado!
      Bjss

  49. Ana Laura disse:

    Bom dia! vou casar em abril de 2017, cerimonia às 12h!
    estou com duvidas quanto as cores dos vestidos das madrinhas, gostaria que todas fossem de verde, acho que fica harmônico, além do verde ser uma cor que combina com o dia! Mas não todas com o mesmo modelo e tecido, pensei em fornecer uma paleta de cores e cada uma escolher seu verde e modelo preferidos! entretanto minha mãe não quer vestir a mesma cor das madrinhas! Qual cor posso colocar com o verde? opto por uma mesma cor para minha mãe e a para mãe do noivo? Obrigadaaa

    • Dalila disse:

      Oi Ana Laura,
      Vai depender um pouquinho da paleta de verdes que você escolher. Tem que ver a cor que harmonize com os tons de verde da paleta.
      De um modo geral, cores neutras e tons terrosos vão bem com verde. Uma cor que ficaria excelente seria o dourado, mas combina mais com casamento noturnos. Durante o dia o nude vai super bem.
      Se você optar por tons mais claros de verde, como o verde menta as mães podem usar um lilás… fica diferente, mas não briga muito, são duas cores delicadas que ficam em harmonia.
      As mães podem usar a mesma cor sim, mas não precisam. Fica à critério de vocês, eu particularmente prefiro que as mães usem cores iguais ou parecidas quando as madrinhas são padronizadas, para não ficar um altar muito colorido. Senão acabada dando a impressão de que as madrinhas padronizaram e entre as mães não ouve um acordo.
      Espero ter ajudado!
      Bjss

  50. mayara disse:

    Boa tarde, gostaria de colocar minhas madrinhas de vermelho e a decoração da festa também com as flores vermelhas pois é difícil achar uma cor que combine com vermelho mas as toalhas de mesa dourado o que acha?

    • Dalila disse:

      Oi Mayara, vermelho e dourado para decoração fica lindo.
      Como eu disse no artigo, as madrinhas não precisam e não devem combinar com a decoração. Você pode colocá-las com qualquer cor, um azul cairia super bem. O vermelho é uma cor que chama bastante atenção, por isso se tantos suas madrinhas, quanto as rosas da decoração forem vermelhas elas vão ficar parecendo fazer parte da decoração e acho que essa não é a ideia, né? =)
      Bjss

  51. Daniele disse:

    Boa noite Dalila
    Comecei a organizar meu casamento e o maior problema no momento está sendo decidir a cor para decoração. Gosto muito de vermelho, mas a maior dificuldade é combiná-lo com outra cor. Pensei no dourado, mas mesmo assim tenho medo de pesar na decoração, poderia me ajudar?
    Li todos os posts e até gostei da idéia do marsala com nude, mas mesmo continuo sem saber o que fazer…

    • Dalila disse:

      Oi Daniele,
      Quando se trata de decoração em vermelho eu prefiro os arranjos com mais variedades de tons, por exemplo, um arranjo com flores vermelhas, marsala, pink, algumas folhagens e de repente até um toque de branco deixa o arranjo bem mais moderno.
      As floristas e decoradoras com uma visão mais moderna vão saber te auxiliar nesse quesito. Eu, particularmente, não gosto muito daqueles arranjos super tradicionais que são redondos e compostos somente de rosas vermelhas, acho um pouco batido.
      Vou separar algumas fotos, como inspiração, e enviar no seu e-mail, ok?

      Beijoss

  52. Daniele disse:

    Obrigada pela sugestão, já estou praticamente decidida pelo marsala, rosé e dourado. Agora gostaria de outra opinião; dessa vez em relação às madrinhas. Colocar todas de vermelho ou indicar uma paleta de cores?

    • Dalila disse:

      Daniele, eu particularmente, prefiro indicar uma paleta ao invés de definir uma cor específica, mas cada caso é um caso. Veja as dicas desse post aqui e adeque para o seu caso. Pense nas suas madrinhas e como seria esse acordo com elas.

  53. Keith disse:

    Bom dia,

    Preciso de ajuda.

    Minha festa vai ser com flores amarelas o fundo da mesa do bolo vai ser dourado.
    Gostaria de colocar minhas madrinhas na cor Rosê (Rosa queimado), mas não sei se vai ficar legal… o que você acha? Tem outra dica.
    E também estou em duvida no meu buquê, em amarelo ou Rosa… O buque tem que combinar com a festa?

    Me ajudaaaa!

    Beijos

    • Dalila disse:

      Oi Keith,

      As madrinhas podem usar o rosa queimado sem problemas nenhum, vai ficar lindo. Tente desassociar a cor dos vestidos das madrinhas da decoração… elas não precisam combinar com a decor.

      Keith, o seu buquê precisa combinar com você e somente com você. Encare o buquê como um acessório da noiva, assim como os brincos e outros acessórios. O importante é que o buquê componha de forma elegante o seu visual. Eu fugiria do amarelo, justamente para ficar diferente da decoração, mas se você for muito fã de amarelo e quiser que seu buquê tenha amarelo também não tem problema, mas procure focar na imagem que você quer transmitir de você para seus convidados.

      Como as noivas costumam usar branco e acessórios prateados eu acho que um buquê com cores neutras fica mais bonito… se você quiser uma cor mais vibrante procure misturar com cores mais claras para ficar mais suave.

      Espero ter ajudado!

      Se tiver mais dúvida é só perguntar! 😉

      Bjss

  54. Isabela disse:

    Dalila estou na dúvida sobre as mães e a madrastra, as madrinhas vão de azul royal já estão todas certas, mas as mães e minha madrastra queria que fossem diferentes mas a sogra vai de verde, a minha mãe de salmon e minha madrastra de azul petróleo.Queria saber se vai ficar harmonico? Não quero que ninguém se sinta mal. Devo trocar a cor das mães ou da minha madratra.

    • Dalila disse:

      Isabela,
      Foi você quem escolheu a cor dos vestidos das mães e madrasta?
      O salmão e o azul petróleo com certeza vão harmonizar com o azul royal, só fiquei na dúvida em relação ao verde que pode ter várias tonalidades. Caso sua sogra escolha algum tom que destoe das outras pessoas não acho que você deve “proibir”, mas acho que vale a pena você conversar com ela, explicar sobre a cor do vestido das outras e falar que o dela vai ficar destoando, perguntar se ela vai se sentir deslocada por isso… e deixar a critério dela…
      Durante a organização do casamento temos tantas preocupações que não vale a pena esquentar muito a cabeça com a cor do vestido.
      De qualquer forma acredito que tenha vários tons de verde que combinem bem com as outras cores. Tenho certeza que a imagem do seu altar vai ficar linda.

      Espero ter ajudado e qualquer coisa pode me perguntar aqui!
      Bjs

  55. edjane disse:

    Boa tarde Dalila!

    Preciso de uma ajuda, meu casamento será em abril/17 de dia e ao ar livre. Estou na duvida quanto a cor dos vestidos das minhas madrinhas, entre a cor Fúcsia ou estampado floral, não sei se combina com todos os tons de pele e se vão harmonizar com a decoração que será nas cores: Roxo, rosa claro, lilas, laranja e branco.
    Qual ficaria melhor? e quanto as mães que cores casariam?

    Obrigada!

    • Dalila disse:

      Oi Edjane,
      Pelo que você falou parece que sua decoração será bem vibrante, mas sem um tom totalmente dominante. Isso te dá mais opções.
      O Fúcsia não é uma cor fácil, não é fácil de encontrar. Converse com sua madrinhas e respeite e pensem na possibilidade de comprar o tecido. O Floral acho legal para casamento mais despojados que fogem do convencional e que além de começar durante o dia também terminam durante o dia. Se a festa se estende até a noite o floral já não fica tão legal, pois fica muito informal. Mas se o seu casamento tiver essa pegada mais leve fica bem bacana.
      Espero ter ajudado!
      Bjs

  56. LUZIA PRADO disse:

    Olá,
    Meu filho casará em janeiro de 2017 e as madrinhas irão usar vestidos azul tiffany. Estava pensando em usar um tom azul royal, mas a mãe da noiva escolheu um vestido verde escuro. Terei que usar o mesmo tom de roupa que ela? Que outras cores posso usar? Minha pele é clara e meu filho vai casar de cinza claro…
    Obrigada,
    Luzia

    • Dalila disse:

      Luzia,
      Você não precisa usar a mesma cor que a outra mãe.
      Acho que o azul royal é uma ótima opção! É uma cor muito bonita e que não vai “brigar” com o azul tiffany das madrinhas e nem com o verde escuro da mãe da noiva.
      Pode apostar no azul royal, o marinho também fica muito bonito!
      Depois me conte o que decidiu e se tiver mais dúvidas é só perguntar! 😉
      Bjs

  57. Jana disse:

    Adorei no blog e as dicas… Tenho uma dúvida… Pretendo fazer uma decoração em tons de branco, verde menta e marsala/lilás. Pensei em um toalha verde menta e um forro menor branco por cima com um vaso de violetas e uma luminária feita de vela com vela de led para evitar acidentes. Meu problema é com a cor do vestido da minha sogra. Ela tem uma pele naturalmente bronzeada (dourada mesmo) e belíssimos olhos verdes… Pensei em falar para ela colocar um vestido verde mais fechado como um verde musgo e minha mãe com um vestido em um tom rosé que por ela ser branquinha e loura, fica muito bonito nela. Minha pergunta é… será que elas ficarão parecendo que fazem parte da decoração? Minhas madrinhas estarão todas de preto…

    • Dalila disse:

      Oi Jana,
      Acho que ficará ótimo da forma como você pensou. Não vai parecer parte da decoração não, mesmo pq os tons das cores dos vestidos são diferentes dos tons da decoração.
      Boa sorte!
      Bjs

  58. DAYANE disse:

    Ola meu casamento sera laranja amarelo e vermelho qual seria a cor do vestidos das minhas madrinhas ? pensei em cada 2 com uma cor já q sera 6 sera q ficaria horrível ou não? to super indecisa e não achei nenhuma decoração das cores da minha com as madrinhas, obrigada

    • Dalila disse:

      Oi Dayane,
      Como sua decoração será bem vibrante, eu indicaria que as madrinhas usassem cores mais neutras, para não brigar muito com a decoração, tons pastel ou tons de rosa (salmão, rosê, rosa envelhecido) são opções bacanas.
      Eu recomendo que você opte por uma dessas duas opções: 1. Escolha uma paleta de cores (diferente da decor) para suas madrinhas e deixe elas escolherem o tons que mais preferem; ou 2. Libere a cor para elas usarem o que mais agrada cada uma.

      Mas tente não se preocupar muito com isso!
      Bjss

  59. DAYANE disse:

    Ola meu casamento sera durante o dia queria saber um horario bom ,pq sera em um lugar aberto e dependendo da hora os convidados iram sentir muito calor e um dos lugares que estou pensando e na praia

    • Dalila disse:

      Dayane,
      No casamento ao ar livre realmente corre o risco dos convidados passarem calor (ou frio dependendo da estação). Existem algumas dicas para minimizar o calor, como os leques, sombrinhas e até mesmo a contratação de um climatizador para refrescar o ambiente.
      Aqui no blog tem alguns artigos com dicas para casamentos de manhã, à tarde e à noite. Dê uma busca por aqui que você vai encontrar muitas dicas.
      Em relação ao horário, recomendo marcar 2 horas antes do por do sol.
      Nesse site você consegue encontrar o horário do por do sol de acordo com a data do seu casamento: http://blog.verbocasar.com.br/?p=221
      Espero ter ajudado!
      Bjs

  60. sarah disse:

    Escolhi tons de rosa chá para as madrinhas e ternos cinza para os padrinhos com gravata nesse tom. Com relação à mães na noiva e noivo, ficaria ruim verde? E quanto à gravata do pai da noiva, deve ser do tom do vestido das madrinhas ou da mãe das noiva? Porque meu pai tem resistência quanto à cor rosa. Obrigada

    • Dalila disse:

      Oi Sarah,
      Acho que um verde claro, como o verde menta, ficaria lindo para as mães.
      A gravata do pai da noiva não precisa de forma alguma combinar com o vestido das madrinhas. Pense que o seu pai vai entrar com você, o look dele tem que harmonizar com o seu, no máximo com o da sua mãe (se for o caso), mas não precisa ser exatamente da mesmo cor, ok?
      Espero ter ajudado!
      Depois me mande as fotos para eu ver como ficou 😉
      Beijos

  61. josiane disse:

    Ola boa noite….. Sou a mae da noiva, minha filha escolheu rosa chá para as madrinhas e para mim tb, como sempre lembro de uma regrinha “poder pode mas não deve” gostaria de saber de vc se isso pode acontecer, conversando com ela chegamos até pensar na cor marsala para mim, pra diferenciar das madrinhas …… Aguardo seu contato bj

    • Dalila disse:

      Oi Josiane,

      Tanto o rosa chá quanto o marsala são cores lindas e caem muito bem para as mães.
      Não existe nenhuma regra que proíba as mães de usarem as mesmas cores que as madrinhas, mas é muito comum as mães usarem cores diferentes das madrinhas, com o intuito mesmo de diferenciar as mães. Tomando cuidado para não escolher uma cor que “brigue” com a cor das madrinhas fica tudo lindo! Rs.

      As madrinhas de rosa chá e as mães de marsala fica perfeito! Super aprovo!

      Bjs

  62. Tatiana Glöss disse:

    Olá Dalila, vou casar este ano (2017) no mês de Dezembro. A cerimônia será realizada a noite e eu escolhi as cores vermelho, dourado e branco para a festa. Não sei qual cor usar para as madrinhas e pra minha mãe tbm. Qual cor você me aconselharia? Desde já, agradeço.

    • Dalila disse:

      Oi Tatiana,
      Converse com suas mães e madrinhas e veja a cor que mais as agrada, essa é sempre a melhor opção! 😉
      De qualquer forma, no seu caso, eu não recomendaria que elas usassem vermelho, para não ficar combinando com a decor, especialmente por vermelho ser uma cor forte e marcante. Já o dourado (se for a cor secundária da decoração), não vejo problema em usar nas mães e madrinhas.
      Eu adoro cores escuras para casamentos noturno, o azul marinho é uma opção mara! É a minha sugestão para você!

      Depois me conte o que decidiu!
      Beijoss

  63. Jennifer disse:

    Olá, as minhas madrinhas vão ir de Marsala, qual a cor que posso colocar para as mães? Como são mais velhas elas queriam uma cor mais escura, tipo um azul marinho. Você acha que combina?

    bjs

    • Dalila disse:

      Oi Jennifer,
      Acho que fica lindo as mães de marinho e vai harmonizar muito bem com o Marsala das madrinhas!
      Ótima escolha!

      Beijoss

  64. Karla disse:

    Boa noite tenho algumas dúvidas gostaria de saber se vc não pode me ajudar sobre meu casamento.

  65. Sayonara Silva disse:

    Olá dá pra vc me indicar o nome de três cores pastéis e três proximas ao bordô?

  66. Gabriela disse:

    Olá adorei as dicas
    Gostaria de tirar uma dúvida
    Meu casamento vai ser a noite(rústico)
    A decoração vai ser girassol e chuva de prata
    Queria colocar as madrinhas de marrom clarinho maisbestou com medo delas ficarem apagadas e o amarelo claro ficar como os girassóis
    Q cor devo colocar mas madrinhas e nas mães?

  67. Veronica Teixeira disse:

    Boa Tarde

    O Casamento da minha filha será azul marinho e branco, as toalhas das mesas azulmarinho , souplat dourado e guardanapos brancos,e arranjos das mesas com flores brancas e algumas delicadas amarelas …
    As flores das mesas de doces serão amarelas brancas e alguns em tons de azul mais clarinho

    Serão 4 madrinhas

    Gostaríamos de saber qual a cor do vestido podemos escolher para as madrinhas e para os padrinhos já que a gravata dos padrinhos serão da mesma cor do vestido.das madrinhas.

    O vestido da florista e daminha serão branco com um laço azul marinho atrás.

    O noivo é da Marinha por isso escolheram essas cores.

    Preciso de uma resposta urgente
    Por favor me ajudem nessa escolha pra que fique uma harmonia as cores da decoração , e das madrinhas

    Obrigada

    Veronica Teixeira

  68. Thaís Rodrigues disse:

    Olha. Vou me casar em setembro de 2018 as 17:30. Minha decoração sera branca cm verde e o meu buquê dera amarelo. Gostaria de sugestão de tonalidade para das madrinhas . obrigada

    • Dalila disse:

      Oi Thaís, como sua decoração está bem neutra pode ficar à vontade para escolher a cor que preferir para as madrinhas.
      Bjss

  69. Juliane Cibele disse:

    Olá ,a cor dos vestido das minhas madrinhas sera entre Rosa chá,Rose e Rosa nude ,eu não sei que cor dos corsage da para elas ,pensei um branco ou rose mesmo , o que vc me indica ? a cor das gravatas sera rose vamos da tambem , o que vc acha?
    agora a decoração não sei que tons vou ta fazendo ,só sei que quero muita cor verde e branco ,por enquanto é isso , me ajuuuda!! rsrs

    • Dalila disse:

      Juliane,
      Vai ficar lindooo desse jeito que vc falou, madrinha com tons de rosa e corsage branco, combinando com os padrinhos… a cor da decoração pode ser qualquer uma já que o rosa clarinho é super coringa e fica bem com tudo.

      Bjss

  70. Fernanda disse:

    Olá,

    Preciso da sua ajuda 🙂

    Quero que as mães usem uma cor diferente das madrinhas. Pensei em vermelho para as mães e dourado para as madrinhas, o que acha? Minha decoração é de cores claras: rosa e branco.

    aguardo resposta
    obrigada!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.