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Dicas práticas para organizar as finanças do casal

Para quem ainda não viu a postagem anterior com Dicas Financeiras para casais/noivos vale a pena dar uma olhada.
Hoje vou dar algumas dicas práticas de organização com base na minha experiência.

A primeira coisa que temos que pensar é onde guardaremos todos os nossos documentos, contas pagas, comprovantes, nota fiscal, etc.
Assim que eu e o Ademir fomos morar juntos comprei uma pasta na Kalunga (como essa da foto) para arquivar os documentos, pouco tempo depois o elástico dela já estava frouxo, ela estava cheia de papéis e toda torta, comprei outra para dividir os documentos e num piscar de olhos o elástico também já estava frouxo. Bom, deu para perceber que eu não recomendo o uso dessas pastas, né? hehe. Elas até parecem práticas à primeira vista, mas não são.

Um belo dia eu me enchi das pastas sanfonadas e de todos os documentos que eu não tinha onde guardar, corri até a Tok&Stok e comprei esse gaveteiro, paguei R$349,90 (há algumas semanas atrás). Comprei na loja e montei em casa, na verdade ele vem praticamente todo montado eu só tive que parafusar as rodinhas na parte de baixo, eu mesma fiz isso, depois só pedi para o Ademir usar um pouco de força e dar uma apertadinha final.

Essas pastas suspensas não vieram com o gaveteiro, comprei a parte na Kalunga (não lembro quanto eu paguei, mas não são caras). Eu fiz questão de comprar o gaveteiro com essa gavetona para pastas suspensas justamente para eu me livrar das pastas sanfonadas.
Eu estou adorando, é muito mais prático. O gaveteiro fica de fácil acesso, é só abrir a gaveta e colocar o papel na pastinha de acordo com a categoria. Agora tenho arquivado os documentos com muito mais facilidade, prático, fácil e rápido. Recomendo!
Tenho até pastinhas para guardar manuais de instruções e exames médicos. 😉

DICA 1: Utilizar um gaveteiro com pastas suspensas para arquivar os documentos.

Mas também não precisamos abusar né pessoal, vivemos no mundo da tecnologia e temos que tirar proveito disso, afinal vai ter uma hora que as pastas ficarão cheias, mas podemos adiar essa data.

Seja uma pessoa cuidadosa, não navegue em sites duvidosos, atualize sempre seu anti-vírus, faça escaneamento frequentemente e finalmente, utilize o Internet Banking. Eu utilizo o Internet Banking há anos e nunca tive nenhum problema, tenho mais medo de usar o caixa eletrônico do que o Internet Banking, juro!

DICA 2: Utilize o Intenet Banking para consultar saldo e extrato, pagar contas, fazer transferências, fazer investimentos, desbloquear talão de cheque, e todas as outras coisas que forem possíveis.

Se você tiver que ir na agência para solicitar senha ou autorização para acesso no Internet Banking faça isso, vale muito a pena, você vai economizar muito tempo.
Crie uma pastinha para “Comprovantes” nos seus documentos e faça backup dos arquivos com certa frequência, ou envie os comprovantes por e-mail.

DICA 3: Salve o comprovante (pdf, xls) de todas as transações que você realizar através do Internet Banking, no seu computador e/ou no seu e-mail.

DICA 4: Coloque suas contas básicas no débito automático, mas sempre confira o valor da fatura.

É importante conferir o valor, caso o valor esteja errado você pode através do Internet Banking suspender o débito automático do próximo pagamento (somente do mês que você especificar), para ter tempo de entrar em contato com a empresa, corrigir o valor e pagar a fatura com valor correto.

Há alguns tipos de conta que você pode optar por não receber a fatura em papel na sua casa, você recebe somente por e-mail. Para isso não importa se você cadastrou no débito automático ou não. Assim você não precisa se preocupar em arquivar contas e ainda age de forma sustentável.

DICA 5: Opte por receber suas contas por e-mail ao invés de receber em papel.

Outra coisa que é muito importante é ter um controle financeiro. Nós precisamos saber o que gastamos, onde gastamos e principalmente QUANTO gastamos. Isso é importante para você planejar seus gastos futuros, para conseguir fazer um investimento e até para conseguir reduzir gastos caso seja necessário. Antigamente eu fazia esse controle usando uma planilha excel simples, depois eu descobri o Finance Desktop.
O Finance Desktop é uma ferramenta gratuita e eu gosto bastante. É possível organizar tudo muito bem organizadinho de forma prática. Você pode exportar seu extrato do Internet Banking e importar no Finance Desktop, também pode inserir os gastos manualmente e categorizar cada um deles. Tem alguns relatórios e gráficos que você pode gerar e ajudam a ter uma ideia boa dos seus gastos.
Confesso que cansa, mas vale a pena, principalmente durante essa fase de mudanças pré e pós casamento com muitas conta a pagar.

DICA 6: Utilize uma ferramenta para controle financeiro. Sugiro o Finance Desktop.

Bom, essas são as minhas dicas. Gostaram? Se alguém aí tiver alguma sugestão será muito bem vinda.

Quem aqui segue ou pretende seguir algumas dessas diquinhas?

Beijos

Sobre o autor | Website

Recém casada e eterna noiva, apaixonada por casamentos e pronta para compartilhar experiências e ajudar outras noivas de Sorocaba e do Brasil.

2 Comentários

  1. Eu amo organizadores!
    Agora só falta eu ser mais organizada!

    :)

  2. Dalila Rosa disse:

    Colocar em prática é a parte mais difícil né Ingrid hehehe

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